A subsidiária da Disney, Lucasfilm, está sendo processada por recriar a imagem do ator Peter Cushing, intérprete de Grand Moff Tarkin, em Rogue One: Uma História Star Wars. Conforme relatado pelo The Times, um amigo de Cushing alegou que a Disney não tinha permissão para recriar a imagem do ator com efeitos especiais para Rogue One. A Disney tentou e não conseguiu que o caso fosse arquivado pela segunda vez em 9 de setembro de 2024.
Kevin Francis está processando a Lucasfilm por meio de sua produtora Tyburn Film Productions e também entrou com ações contra a produtora de Rogue One, Lunak Heavy Industries, os falecidos executores do espólio de Cushing e a agência de Cushing, Associated International Management.
Alegações de Kevin Francis
Francis alegou que deve dar autorização para qualquer recriação da imagem de Cushing após um acordo feito entre ele e o ator em 1993, um ano antes de sua morte aos 81 anos. A Lucasfilm alegou que não achava que precisava de permissão para recriar a imagem de Cushing devido ao seu contrato original para Star Wars (o filme de 1977 que se tornou Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança) e a natureza dos efeitos especiais. Também pagou cerca de US$ 37.000 ao espólio de Cushing após ser contatada por seu agente sobre a recriação.
Decisão Judicial
Em 9 de setembro, o juiz adjunto do Tribunal Superior, Tom Mitcheson, indeferiu o recurso, afirmando que o processo deveria ir a julgamento.
“Também não estou convencido de que o caso seja inquestionável para o padrão exigido para dar julgamento sumário ou para eliminá-lo”,
acrescentou.
“Em uma área de direito em desenvolvimento, é muito difícil decidir onde os limites podem estar na ausência de uma investigação factual completa”.
Uso de Tecnologia em Star Wars
Star Wars abrange muitas eras e, tendo começado em 1977, apresenta atores em muitos estágios de suas vidas. A tecnologia de rejuvenescimento foi usada em Mark Hamill (Luke Skywalker) em The Mandalorian e, em outros casos, para recriar atores já falecidos. Isso inclui Tarkin, de Cushing, é claro, mas também a Princesa Leia, de Carrie Fisher. A atriz morreu em 2016, depois que apenas dois dos três filmes da Trilogia Sequel foram filmados, e a Disney usou efeitos especiais junto com filmagens reaproveitadas para incluí-la em Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker.
Referências: