Apple lança no Brasil sistema antirroubo para o iPhone

Novo recurso de segurança impede que ladrões usem o código de acesso do usuário para desativar as proteções do aparelho

Nova função de segurança do IPhone disponível no ios 17.3

A Apple lançou no Brasil um novo recurso de segurança para os iPhones que pode proteger os usuários quando alguém rouba o aparelho e sabe o código de acesso do usuário. O recurso, chamado de Stolen Device Protection (Proteção contra Dispositivos Roubados), cria uma segunda camada de segurança, dificultando que os ladrões usem o código de acesso para causar problemas quando o aparelho do usuário não está em casa ou no trabalho.

Quando o telefone está em um local que não é normalmente associado ao seu dono, e a Proteção contra Dispositivos Roubados está ativada, o dispositivo exige a autenticação biométrica do Face ID ou Touch ID, além do código de acesso, para que os usuários realizem ações sensíveis, como visualizar senhas armazenadas ou apagar o telefone. Os ladrões não poderão fazer essas alterações ou ver essas configurações com apenas um código de acesso.

Além disso, qualquer atacante não poderá alterar a senha do ID Apple ou remover o Face ID sem um atraso obrigatório de uma hora, e depois terá que passar por uma nova verificação biométrica. O novo recurso vem depois que o The Wall Street Journal identificou um golpe em que os atacantes se aproximam ou espionam suas vítimas, muitas vezes em bares à noite, e as fazem revelar seu código de acesso, às vezes pedindo para ver uma foto ou olhando por cima do ombro. O atacante então rouba o telefone e usa o código de acesso roubado para desativar as proteções contra roubo, como o recurso Activation Lock ou Lost Mode da Apple.

Um iPhone roubado e funcionando é mais valioso do que um que esteja bloqueado por software, que normalmente precisa ser vendido por peças. A Apple solicita basicamente a todos os usuários de iPhone que digitem um código de acesso de quatro ou seis dígitos quando o dispositivo é configurado. Antes da nova função, as proteções de privacidade e contra dispositivos roubados da Apple, incluindo sua ferramenta de reconhecimento facial FaceID, estavam vinculadas a esse código de acesso, permitindo que qualquer pessoa com um dispositivo roubado e um código de acesso assumisse o controle total do telefone.

O modo Proteção contra Dispositivos Roubados pode ser ativado em:

Ajustes > Face ID e Código > Proteção contra Dispositivos Roubados

e está disponível para aqueles que têm a versão beta mais recente do iOS, iOS 17.3. O recurso opcional será enviado a outros usuários de iPhone nas próximas semanas, quando o iOS 17.3 for lançado ao público.

“À medida que as ameaças aos dispositivos dos usuários continuam a evoluir, trabalhamos incansavelmente para desenvolver novas proteções poderosas para nossos usuários e seus dados”,

disse um porta-voz da Apple em um comunicado.

“A criptografia de dados do iPhone há muito tempo lidera o setor e um ladrão não pode acessar os dados em um iPhone roubado sem saber o código de acesso do usuário.”

Referências:

Sair da versão mobile