Google vai excluir contas inativas a partir de dezembro

Medida visa aumentar a segurança dos usuários e proteger a privacidade online

O Google anunciou nesta terça-feira (16/5) que passará a excluir contas de usuários que não são usadas por dois anos ou mais. A medida inclui todas as contas do Google, incluindo Gmail, Drive, Meet, Agenda, YouTube e Google Fotos.

A empresa afirma que a nova política é uma forma de promover maior segurança. Contas inativas são mais propensas a serem hackeadas, pois geralmente não têm a autenticação de dois fatores configurada.

A política de exclusão é direcionada apenas para contas de pessoas físicas. Contas de organizações, como escolas e empresas, não serão afetadas.

O processo de exclusão começará a ser feito em fases a partir de dezembro. Contas que nunca foram usadas após a criação terão prioridade.

Antes de excluir uma conta, o Google enviará notificações para o e-mail da conta ou para o endereço de recuperação.

Como evitar a exclusão

Para evitar que sua conta seja excluída, é necessário fazer alguma atividade com ela a cada dois anos. O Google lista seis formas de mostrar à empresa que sua conta está ativa:

Além disso, pessoas que têm uma assinatura ativa de qualquer serviço do Google também permanecerão com a conta ativa, mesmo sem fazer nenhuma atividade.

Mais detalhes

A nova política de exclusão do Google é uma medida que visa proteger a privacidade e a segurança dos usuários. Contas inativas são mais propensas a serem hackeadas, pois geralmente não têm a autenticação de dois fatores configurada.

A autenticação de dois fatores é um recurso de segurança que adiciona uma camada extra de proteção às contas. Quando a autenticação de dois fatores está habilitada, o usuário precisa fornecer um código de segurança, além de sua senha, para fazer login na conta.

O Google afirma que sua análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a autenticação de dois fatores.

Exemplos

Aqui estão alguns exemplos de atividades que podem ser feitas para evitar a exclusão da conta do Google:

Resumo

Fonte da notícia e imagem: Google

Sair da versão mobile