Última atualização em 7 de novembro de 2023
Ele pode não ser o nosso personagem predileto, ter fraquezas de atitudes e algumas decisões questionáveis, mas uma coisa que não se pode fazer é criticar a atuação magnífica do ator Paddy Considine como o rei Viserys.
Tanto que a internet veio abaixo depois do episódio 8 (“The Lord of the Tides”) com uma grande movimentação dos fãs pedindo sua indicação ao Emmy.
Os fãs não estão sozinhos nessa empreitada: segundo o ator, o próprio George R.R. Martin, (escritor que criou o universo de Westeros), o elogiou na revista GQ, dizendo que seu retrato do rei de Westeros é melhor do que o dos livros.
Em entrevista Considine afirmou que:
“Recebi uma mensagem de texto que dizia simplesmente: ‘Seu Viserys é melhor que meu Viserys’. Era do George R.R. Martin, e eu pensei: ‘isso me basta. Obrigado por confiar em mim’”.
Quem é o Rei Viserys I?
Viserys I foi o quinto rei Targaryen a ocupar o Trono de Ferro. Conforme vemos logo no primeiro episódio da série ele sucedeu seu avô, Jaehaerys, o Conciliador. Viserys deu continuidade ao reinado próspero e pacífico de seu avô, mas o seu modo de governar, leniente no trato com seus parentes, praticamente deu início à guerra civil conhecida como Dança dos Dragões.
Ele foi o último montador de Balerion, o Terror Negro. Após a morte de seu dragão, Viserys nunca mais se uniu a nenhum outro.
Nos livros
Nos livros o Rei Viserys I é um pouco diferente da série. Ele é descrito como um homem gordo, que ostentava um espesso bigode loiro-platinado e sempre estava usando a coroa de seu avô, Jaehaerys I.
Viserys era um homem pacífico que odiava conflitos. Ele tinha uma personalidade agradável. No livro foi descrito como amável, generoso e ansioso por agradar a todos os seus súditos. Embora Viserys nunca tenha sido considerado obstinado, ele também não era flexível ou indeciso. Quando fazia uma escolha, era inabalável e defendia sua decisão com firmeza.
A generosidade de Viserys era lendária, e por isso a Fortaleza Vermelha tornou-se um lugar de música e esplendor durante seu reinado. Nesse contexto ele dava incontáveis bailes, banquetes e torneios, esbanjava ouro, cargos e era muito amado por lordes e plebeus igualmente.
Na meia-idade, a robustez de Viserys causou-lhe vários problemas de saúde, incluindo gota, dores nas articulações, dores nas costas e problemas respiratórios. No final de sua vida, seu peso e tamanho o impedia até mesmo de subir os degraus para o Trono de Ferro.
O Primeiro Casamento
Casado com a Rainha Aemma Arryn, eles tiveram um filho que morreu na infância e uma filha, a princesa Rhaenyra que tinha seis anos quando ele se tornou rei. A princesa tornou-se sua copeira real aos oito anos e sempre estava ao lado do pai em festas, bailes e torneios. Rhaenyra foi apelidada de “O Deleite do Reino”.
Seu irmão mais novo, o Príncipe Daemon Targaryen, se considerava o seu principal herdeiro e cobiçava o título de Príncipe de Pedra do Dragão. Embora Viserys amasse seu irmão mais novo, ele não desejava que Daemon o sucedesse. Para resolver o problema da sucessão, Viserys esperava que sua esposa lhe desse um filho em breve e resolvesse a questão da sucessão.
Viserys então nomeou Daemon como Comandante da Patrulha da Cidade para removê-lo do pequeno conselho real. Mas as coisas não aconteceram como ele esperava: sua esposa morre durante o parto de seu filho e herdeiro, a quem Viserys chamou de Príncipe Baelon em homenagem a seu falecido pai, também morreu, um dia após Aemma.
Após o período de luto, Viserys realizou uma cerimônia extravagante e declarou Rhaenyra a herdeira e Princesa de Pedra do Dragão para frear às ambições de seu irmão.
O Segundo Casamento
Viserys se casou novamente, agora com Alicent Hightower, a filha de dezoito anos de Sor Otto Hightower, sua Mão do Rei.
Rhaenyra e Alicent a princípio se deram bem, mas isso logo mudou. Alicent deu à luz um filho, Aegon, e em seguida, uma filha, Helaena, e outro filho chamado Aemond. A amizade entre a Rainha Alicent e a Princesa Rhaenyra logo terminou, pois ambas desejavam ser a primeira-dama do reino. Embora Alicent tivesse dado herdeiros homens a Viserys, o rei não fez nada para mudar a ordem de sucessão enquanto considerava o assunto já resolvido ao nomear Rhaenyra em seu testamento.
Viserys morreu no terceiro dia da terceira lua de 129 d.C. durante um cochilo na Fortaleza Vermelha de Porto Real. Como seu avô, o rei Viserys deixou um enorme tesouro. Antes de sua morte ele decreta que a sua herdeira é Rhaenyra, a filha de sua primeira esposa, Aemma Arryn. Aegon, o filho mais velho de sua segunda esposa Alicent, foi coroado Aegon II por Sor Criston Cole, o Senhor Comandante da Guarda Real. Isso levou a uma guerra civil entre Rhaenyra e Aegon II, no livro “a Dança dos Dragões”.