Ótimas notícias para o cenário tecnológico do país: a rede 5G chegou alcançou mais 3 localidades desde a última terça-feira do mês(16). A partir de agora, as capitais Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA) já podem desfrutar da internet móvel de alta velocidade e baixa latência.
Somando essas 3, já temos 8 capitais no país com acesso ao 5G. Antes delas, Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo já podiam desfrutar de velocidades de conexão superiores a 1Gbps.
Como ainda está processo de implantação, nem todas as áreas vão ter a cobertura total do sinal. Curitiba, por exemplo, vai começar a usar a tecnologia através de apenas 316 antenas, muito mais do que Salvador e Goiânia, com 139 e 100, respectivamente.
Essa limitação se dá para se adequar as diretrizes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) que obrigam as operadoras a disponibilizar no mínimo uma estação de antena por 100 mil habitantes.
Segundo essas regra, o processo de implementação de tecnologias precisam ser feita gradualmente, começando em áreas mais movimentadas, até ter uma infraestrutura boa o suficiente para cobrir as demais regiões.
Uma coisa de grande importância a ser conhecida é que para usar a rede 5G é necessário que os aparelhos tenham suporte a essa tecnologia. Segundo a Anatel, apenas cerca de 90 aparelhos homologados no país tem essa característica e, mesmo assim, eles trabalham em redes 5G distintas. No país temos hoje suporte a alguns padrões 5G, o SA, DSS e NSA.
Outro ponto é que mesmo tendo um aparelho compatível, o cliente ainda terá que solicitar a operadora a troca do chip para um que tenha a permissão para conexão nessas redes (teoricamente não deveria ser assim, mas as operadoras tem planos diferenciados para a rede 5G, com franquia, vantagens e preços diferentes).
A expectativa da Anatel é que até o fim do próximo mês todas as capitais brasileiras já devam ter suporte ao 5G em alguma capacidade, e a previsão da tecnologia atender todas as regiões será até o fim de 2029.