O Firewall do Windows 10 permite que alguns aplicativos e recursos do Sistema Operacional acessem a internet sem qualquer modificação ou configuração do usuário já que são habilitados por padrão, mas e se você precisar bloquear um programa ou um aplicativo com o Firewall do Windows?
Essa ação é muito fácil de ser realizada usando o Windows Defender que está presente no Windows 10. Mesmo que você use outro aplicativo de segurança, ele faz parte do sistema e não consome muitos recursos da máquina, por isso é interessante deixar ele sempre ativado (segurança nunca é demais).
Passo 01
Abra o Firewall do Windows. Para encontrar o aplicativo abra a pesquisa do Windows e digitando: Windows Defender. Clique em “Windows Defender Firewall” com o botão direito do mouse e escolha “executar como administrador” ou se não existir essa opção, clique somente em executar.
Passo 02
Passo 03
Depois de clicar em “Nova Regra”, aparecerá uma tela de opções que deve ter a opção “Programa” selecionada. Se não selecione-a e clique em Avançar.
Na próxima tela clique em Procurar, ou digite o caminho correto do aplicativo e clique em Avançar. Se não souber onde o aplicativo está instalado, veja as propriedades do ícone do programa.
Passo 04
Na tela seguinte, selecione a opção: “Bloquear Conexão”. Isso já deve estar selecionado e você pode alterar esta regra escolhendo outra conexão, se preferir.
Em Perfil deixe todas as opções marcadas, ou selecione a sua opção entre: “Domínio”, “Particular’ e “Público”. Agora clique em Avançar. Na próxima janela dê um nome para a regra e adicionar opcionalmente uma descrição. Terminando todos esses passos, clique em “Concluir”.
Depois de fazer isso, os aplicativos selecionados são bloqueados com base nos tipos de rede selecionados. Para desbloquear o programa, selecione a regra criada e faça os mesmos passos, só que em vez de escolher “bloquear”, selecione “desbloquear”.