Seu lar é o seu refúgio, seu bunker particular onde você quer chegar no fim do dia para seu merecido descanso. Mas para ela te passar essa sensação de paz e tranquilidade é necessário cuidar dela para que possa lhe proporcionar essas sensações.
Uma casa bagunçada gera mais stress do que calma.
“Depois eu limpo. Depois eu lavo. Depois eu conserto”
Nada pior do que levantar pela manhã e sair tropeçando em livros e roupas que estão jogadas pelo chão. Pior ainda querer se vestir, mas não ter mais roupas limpas. Sabe aquela bolsa de meias que só tem um pé de cada par? Mas o “fim da picada” querer fazer uma refeição e precisar pegar os talheres na pilha de louça suja acumulada na pia.
Quando não cuidamos dos pequenos detalhes, esses pequenos problemas vão se acumulando, até chegar ao ponto de sua casa virar um verdadeiro inferno.
Quando chega a esse ponto, até mesmo as suas ações mais simples começarão te aborrecer e os pequenos defeitos que poderiam ser resolvido com alguns minutos de atenção, como trocar uma lâmpada, quando acumulados tornam-se tarefas que exigem um grande tempo de atenção e a presença de profissionais para te auxiliar.
Seu sua casa não funciona, o mesmo vai acontecer com você.
Como trabalhar nisso?
A primeira coisa a fazer são as ações corretivas, que basicamente englobam criar uma lista de problemas e pendências para resolver, e mantê-la sempre atualizada.
Isso porque com o passar do tempo nossa casa começará a acumular problemas: defeito nos pisos, paredes sujas, maçanetas quebradas, paredes para pintar, parafusos para apertar, troca de lâmpadas, etc.
Use o que tiver em mão: uma lista no papel, Evernote, Trello, Google Keep, etc é o suficiente para realizar essa tarefa.
A lista deve ter três áreas:
- uma área com tudo o que falta fazer;
- uma área com o que está em andamento e
- uma área com o que foi concluído.
No fim de nossa lista, também devem estar especificado o prazo de garantia dos serviços, para termos o controle caso eventuais problemas venham a ocorrer.
A segunda coisa a fazer faz parte das ações preventivas, que é
“Nunca deixar bagunça para depois”
Sim, pode parecer chato, incômodo e desnecessário lavar um talher depois de fazer uma refeição ou guardar o tênis, mesmo sabendo que vai usar mais tarde por exemplo, mas esse pequeno incômodo vai te poupar de um grande trabalho e aborrecimento quando todas as coisas estiverem acumuladas.
Definir dias para arrumação também é importante: Defina dias na semana para a limpeza e manutenção.
Pode ser uma ação por dia (como passar roupa, lavar, varrer, etc) ou pode reservar um dia inteiro para a manutenção preventiva de cada cômodo da casa (segunda focar no banheiro, terça no quarto, quarta na sala, etc). Fica a seu critério e de acordo com o tempo disponível.
No início vai ser complicado e trabalhoso, mas com o tempo o esforço vai se reduzir e a manutenção vai ser leve e prazerosa, quase um vício.
Afinal, quem não quer viver num lugarzinho organizado, pronto para receber uma visita de surpresa a qualquer hora?
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