O que todos já sabiam agora foi confirmado: uma funcionária da Microsoft deixou escapar que quem tem um PC com Windows 7 ou 8.1 pode atualizar para o Windows 10 de graça. Isso foi oferecido de forma oficial até 2017, mas o procedimento para o update grátis continua funcionando desde então.
Isso ocorreu no fórum de perguntas e respostas da Microsoft, onde um usuário deixou a seguinte questão em 10 de março de 2021:
“eu uso o Windows 8.1 há anos e me disseram que posso atualizar para o Windows 10 gratuitamente. Isso é possível? Como?”.
A resposta:
“sim, você pode. […] Certifique-se de usar uma cópia original do Windows 8.1 em seu dispositivo ou máquina virtual”.
A resposta foi publicada por Jenny Feng, listada no fórum como funcionária da Microsoft. Investigando mais a fundo, descobriu-se que em seu perfil no LinkedIn ela trabalha na empresa desde 2018.
Segundo a técnica, o usuário deve visitar a página de download do Windows 10 e baixar a Ferramenta de Instalação para atualizar o sistema operacional. Também é possível fazer uma instalação limpa, em vez de uma atualização, mas isso pode não liberar para você o Windows 10 de graça.
Completando ela orientou o usuário em como fazer uma “instalação limpa”:
“Nesse caso (instalar a partir de uma máquina vazia], vá até Windows Update > Ativação e clicar no botão Ativar (se necessário) para receber uma licença digital após estabelecer conexão com os servidores da Microsoft. Caso não consiga obter a licença, você pode inserir sua chave de produto do Windows 8.1 e ativar manualmente o sistema operacional”.
Provavelmente a Microsoft não gostou dessa resposta e a modificou. Agora, o tópico do fórum diz o seguinte:
“quando o Windows 10 foi lançado inicialmente, a oferta de atualização gratuita estava disponível, mas isso terminou em 29 de julho de 2016”.
A Microsoft estendeu o prazo de atualização oficialmente até o final de 2017 para usuários de tecnologias adaptativas. Na prática, isso estava liberado para todo mundo, porque não havia nenhum tipo de verificação ao fazer o download ou a instalação.
Acredita-se que a Microsoft colocou um limite de tempo no Windows 10 gratuito para não irritar as fabricantes de PC, cujo objetivo é vender computadores novos. Essa hipótese foi levantada pelo jornalista Ed Bott, da ZDNet, que cobre Microsoft há mais de uma década e entende os meandros do licenciamento do sistema operacional.
Fonte da notícia e imagens: windowslatest