Ray Dalio, lendário gestor de fundos da firma Bridgewater Associates (o maior hedge fund do mundo que, de acordo com a revista Forbes, administra um total de US$ 140 bilhões), em entrevista ao Yahoo Finance na quarta-feira (24), afirmou que as criptomoedas, em especial o bitcoin, podem ser cerceadas porque governos não querem abrir mão de oferta de dinheiro da mesma forma como aconteceu com o ouro em 1934 nos Estados Unidos.
Ele se refere a uma lei assinada pelo então presidente americano Franklin D. Roosvelt em 1934, que determinava a transferência de todo o ouro nos Estados Unidos ao Tesouro americano, proibindo que ele e instituições financeiras realizassem o câmbio da commodity por dólares.
Segundo ele os países não querem abrir mão do monopólio do controle da oferta e da demanda de dinheiro, por isso as moedas virtuais correm riscos.
“Eles não querem dinheiro paralelo operando ou competindo, porque as coisas podem sair do controle. Então eu acho bem provável que você o terá, sob determinadas circunstâncias, considerado ilegal, da mesma forma que o ouro foi considerado ilegal”.
Seus comentários foram feitos em meio a notícias de que a Índia está considerando banir as criptomoedas do país, abrindo caminho para criminalizar a posse, mineração, negociação ou transferência de moedas digitais.
Na mesma entrevista, Dalio demonstrou ser entusiasta das criptomoedas, enumerando uma série de atributos positivos, como uso crescente, sua segurança e a possibilidade de elas servirem como ativos alternativos e meio de proteção de valor.
Fonte e imagem da notícia: Yahoo Finance