A série “American Gods” é cancelada após três temporadas

A série viu suas classificações caírem 65% em várias plataformas em comparação com a primeira temporada

American Gods

A Starz cancelou hoje (29 de março) a série “American Gods”,  projeto é baseado na obra homônima do autor NeilGaiman. A série foi ao ar por três temporadas.

Em uma entrevista ao The Hollywood repórter o Canal Starz comunicou que:

“American Gods não vai voltar para uma quarta temporada. Todos na Starz são gratos ao elenco, à equipe e aos nossos parceiros na Fremantle que deram vida à história sempre relevante do autor e produtor executivo Neil Gaiman”.

A decisão, segundo fontes ouvidas pelo site, foi baseada nas avaliações medianas do drama e ocorre uma semana após o final da terceira temporada. A terceira temporada – que voltou em janeiro após ficar fora do ar por mais de um ano e meio em meio à pandemia e atrasos criativos – viu suas classificações caírem 65% em várias plataformas em comparação com a primeira temporada.

American Gods ganhou uma renovação para a terceira temporada uma semana após sua estreia no segundo ano, por uma manobra do time executivo da Starz, liderado pelo CEO Jeffrey Hirsch apostando que a série iria ganhar mais público por conta do ritmo que o livro ganhava nesta fase da trama, mesmo com uma queda de 45%  nas avaliações entre a primeira e a segunda temporadas.

Durante suas três temporadas, American Gods foi um ímã para problemas na Starz. O show teve quatro showrunners ao longo de três temporadas. Os produtores originais Bryan Fuller e Michael Green foram expulsos depois de confrontos criativos com os produtores da Fremantle, que incluíram disputas sobre o orçamento que aumentava rapidamente.

Na mesma iniciativa as atrizes Kristin Chenoweth e Gillian Anderson seguiram os showrunners pedindo demissão do show.  Na época, a maioria dos roteiros da segunda temporada foram concluídos. Jesse Alexander (de “Hannibal”) foi escalado para comandar a segunda temporada, mas foi colocado de lado em meio a atritos entre Starz e Fremantle, enquanto Gaiman tentava exercer maior controle sobre a produção.

Resultado: o desastre nos bastidores também significou que a segunda temporada não estreou até quase dois anos após o final da primeira. Alexander finalmente foi dispensado e Charles “Chic” Eglee (que trabalhou em “Dexter”) dirigiu a terceira temporada.

Na tela o ator Orlando Jones,  que contribuiu com a escrita durante a conturbada segunda temporada, disse que foi demitido da série depois que Eglee decidiu que seu personagem, Nancy, estava enviando uma mensagem errada para a América negra.

“O novo showrunner da terceira temporada nasceu em Connecticut e foi educado em Yale, então ele é muito inteligente e acha que o Sr. Nancy está zangado, faça a merda ser a mensagem errada para a América negra”

Disse Jones no final de 2019.

Representantes do programa disseram em um comunicado na época que o personagem simplesmente não estava naquela parte do livro e a opção de Jones não foi escolhida.

Para encerrar de vez com a série, o cantor Marilyn Manson foi demitido da série após acusações de abuso.

American Gods  teve um longo e desafiador caminho na TV. A adaptação foi originalmente criada na HBO em 2011 mas o projeto não seguiu adiante, até a Starz resolver dar continuidade em 2014, projeto esse que ganhou status de série em 2015.

American Gods foi um dos poucos originais com roteiro obtido em estúdios externos, já que a Starz procura sempre  ter uma participação maior da propriedade de seu conteúdo.

Ao ouvir a notícia, o próprio Shadow Moon respondeu ao cancelamento. Ricky Whittle se lembrou de seu tempo na série Starz, agradecendo a todos os envolvidos no processo – desde o elenco e a equipe até Neil Gaiman. Veja a postagem de Whittle:

“Essa foi uma jornada incrível até agora e sou grato por meus colegas de elenco e pela equipe de produção por trás dessa série premiada. Nós temos os melhores fãs do mundo e agradecemos a cada um por sua paixão e seu apoio, e quero que saibam que eu, Neil Gaiman, a Fremantle e todo o elenco ainda queremos completar o trabalho aclamado de Neil Gaiman. Acredite.”

Mas nem tudo é notícia ruim: fontes dizem que a Starz, apoiada pela Lionsgate está estudando a possiblidade de fazer um filme para encerrar o drama conturbado de Neil Gaiman.

Veja mais de Deuses Americanos entrando aqui:

Fonte da notícia e imagens: The Hollywood Reporter

 

Sair da versão mobile