O ator Terry Crews está lançando sua própria criptomoeda na plataforma Roll. Denominada de “social currency” ela funciona dentro dessa comunidade.
Chamada de $POWER, a moeda digital seria uma forma de se “auto-capitalizar” enquanto se explora novas formas de engajamento com fãs.
“Se eu lhe dou $POWER, significa que você possui uma parte de mim”
Afirmou Crews ao site TechCrunch.
O ator já distribuiu sua própria criptomoeda para cerca de 100 pessoas. Segundo ele, o objetivo desse novo tipo de moeda é “empoderar artistas”.
Na realidade, assim como Terry Crews, qualquer artista pode criar sua própria social currency. A startup Roll se dedica a desenvolver essas criptomoedas que operam em rede blockchain como uma ferramenta para influenciadores interagirem com sua audiência. A plataforma também explica que se trata de um sistema voltado para famosos que permite a eles se “auto-capitalizarem”.
A Roll já conta com mais de 300 criadores. A plataforma permite que essas pessoas, assim como fez Crews, criem e distribuam suas criptomoedas para uma base de fãs. Eles mesmos determinam como a social currency deve ser adquirida e gasta.
De acrdo com Bradley Miles, o CEO da Roll:
“Qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer momento pode criar sua própria moeda. Vemos isso como uma personalização massiva de conteúdo”.
Ainda um conceito extremamente novo, uma social currency é naturalmente algo um pouco difícil de se compreender no primeiro contato. Esse novo tipo de criptomoeda é como uma variação do sistema de pontos em um cartão de crédito, no qual um usuário pode ganhar ao interagir com o criador da moeda.
Os usuários que recebem a social currency podem gastá-la com resgates em moedas tradicionais, descontos em passagens aéreas, assinaturas online e outros típicos destinos geralmente vistos em sistemas de fidelidade de bancos e cartões de crédito. Além disso, a Roll recentemente integrou a plataforma de negociação de NFTs Open Sea, portanto as novas criptomoedas poderiam também ser gastas em tokens não fungíveis (por exemplo, na compra de direitos de twitters históricos).
Mas a grande diferença é que a fidelidade desse sistema não é com uma instituição financeira centralizada, mas sim com um artista apoiado por uma rede blockchain. Terry Crews é um de centenas de criadores de suas próprias criptomoedas. No momento outras celebridades como Akon e Soulja Boy estão também considerando lançar suas próprias moedas.
Fonte e imagens da notícia: TechCrunch