A série Peaky Blinders está no ar desde 2013. Com figurinos impecáveis, violência e diversão balanceadas e uma história envolvente baseada em fatos reais, o show já e já angariou uma legião de fãs pelo mundo.
Mas como qualquer produção complexa, existem algumas falhas de continuidade ou de roteiro que passam despercebidas por não alterar em nada a dinâmica da série. Baseada nesse princípio o site MovieMistakes.com destacou alguns desses erros encontrados por fãs meticulosos que exploram cada segundo de cena do show. Vamos aos principais.
Episódio piloto – Viagem no tempo
Quando o detetive Campbell está fazendo seu discurso para os policiais, o quadro atrás dele tem datas que vão de 1979 em diante.
Episódio piloto – Mutley
O registro de Thomas diz que ele contém a Medalha do Rei por Galantaria na Primeira Guerra Mundial. Essa medalha não existia, deveria ter sido a medalha militar.
Temporada 01 – Uma nova patente para o chefe
O inspetor-chefe Campbell foi enviado de Belfast. Na época, Belfast era patrulhada pela Royal Irish Constabulary, que não tinha patente de inspetor-chefe.
Temporada 01, episódio 05 – Os fantasmas se divertem
Quando Tommy entra no escritório onde Grace está trabalhando nos livros, ele dá um passo à frente, deixando uma porta aberta, para desenhar uma estrela negra em seu livro-razão. Quando ele se vira para sair, a porta está fechada.
Temporada 02 – “de maior”
O iminente 18º aniversário de Michael é determinado como o momento em que ele se torna um adulto e pode tomar suas próprias decisões, mas a maioridade em 1922 (e até 1970) era de 21 anos.
Temporada 02 – Atiraram no Wolverine
O primeiro homem a morrer na cena de “execução” do campo arado teve a nuca estourada por um tiro. No replay do próximo episódio, sua cabeça não mostra esse ferimento.
Temporada 02 – Erro do estagiário
O policial de Birmingham, Moss, ainda está listado nos créditos como Sargento Moss. Ele mantido esse posto na 1ª temporada, mas na 2ª temporada ele usa a insígnia de posto de inspetor. Campbell o chama de Sr. Moss, o título correto para um inspetor.
Temporada 02, episódio 01 – De volta para o Futuro
A 2ª temporada cobre de 1921 a 1922. O carro (YP8086) usado neste episódio foi registrado pela primeira vez em 9 de agosto de 1926.
Temporada 02, episódio 02 – Carregamento automático
Quando Polly aponta uma arma contra Tommy, o martelo é puxado (em 00:45:52). Nó próximo tiro ele não é, mas ela ainda é capaz de disparar contra o teto.
Temporada 02, episódio 03 – Sete balas
Quando a mãe de um menino Arthur bate até a morte enquanto o boxe busca vingança, ela dispara um único tiro a partir de um revólver de seis tiros na direção da cabeça de Arthur, mas erra (em 00:28:24). Arthur então pega o revólver dela, ejetando 6 balas não gastas em vez de 5.
Temporada 03, episódio 01 – Alguém será despedido.
Enquanto Tommy está fazendo um brinde na mesa de jantar (em 00:19:30), um microfone bum pode ser visto na parte superior do quadro por um breve segundo.
Temporada 03, episódio 02 – O batismo
Patrick Jarvis menciona Tbilisi. Ninguém na Grã-Bretanha teria chamado a cidade por esse nome em 1924; ainda era sempre referido como Tiflis.
Temporada 03, episódio 02 – Yes My Lord
O padre Hughes diz que o almirante Hall pode ser detido na Câmara dos Lordes. O almirante Hall, embora nomeado cavaleiro, nunca foi enobrecido e, portanto, não se sentou na Câmara dos Lordes.
Temporada 03, episódio 03 – Visão de futuro
Tommy se refere a Istambul. Naquela época, ainda se chamava Constantinopla no Ocidente e seria por mais vários anos.
Temporada 03, episódio 05 – Saudações Sgt Tommy
todos os ex-homens de Tommy o saúdam. Como sargento-mor e não como oficial, ele nunca seria saudado. Isso é regra no exército daquela época e eles nunca fariam isso, mesmo na vida civil. Não é apenas contra os regulamentos, mas muitos graduados consideram isso um insulto.
Temporada 04 episódio 01 – Erro natalino
É véspera de Natal de 1925. Tommy e seu filho experimentam uma torta de carne para ‘Papai Noel e Rudolph’, mas não havia nenhuma rena chamada Rudolph até os anos 1930. O autor do personagem ainda não tinha se formado em 1925 e só começou a escrever um livro sobre uma rena de nariz vermelho em 1939.
Temporada 04, episódio 04 – Aero barco.
Quando Freddy e Ada voltam de Londres para Birmingham, eles são vistos em um barco chamado Kennet. Este é um barco largo (ou seja, quase duas vezes a largura de um barco estreito de 7 pés) que não poderia ter feito o seu caminho de Londres a Birmingham em 1919/20, pois todas as vias fluviais eram fechaduras estreitas (7 pés) naquela época.
Temporada 04, episódio 04 – Limpeza automática
Como as folhas de chá permanecem na parte superior da xícara durante os close-ups da leitura (em 00:29:30), mas a xícara está limpa toda vez que a exibição muda para tela inteira.
Temporada 04, episódio 05 – Vai um chá?
As arcas de chá do Quênia estão marcadas como KTDA. (Agência de Desenvolvimento de Chá do Quênia). Isso não aconteceu até o início dos anos 1970.
Temporada 05 – Diversidade numa época sombia
O fato de o coronel Younger ser negro e isso pode ser um problema social está implícito várias vezes (o que significa que a série reconhecida sua etnia), mas nunca parece ser visto como surpreendente que um homem negro seja um coronel do Exército britânico em o primeiro lugar. Embora houvesse um pequeno punhado de oficiais juniores mestiços no exército na Primeira Guerra Mundial, não havia oficiais regulares negros no pós-guerra (na verdade, era contra os regulamentos na época) e nenhum oficial negro teria um posto tão alto até muito depois da Segunda Guerra Mundial.
Saiba mais sobre Peaky Blinders clicando aqui
Fonte da notícia: MovieMistakes.com