Na semana passada, o WhatsApp mais uma vez esclareceu suas novas regras de privacidade a fim de tentar explicar aos usuários da plataforma o que será modificado no uso do serviço a partir do dia 15 de maio e em um email para um de seus parceiros comerciais, a equipe responsável pelo comunicador explicou que limitará a capacidade de enviar ou receber mensagens pelo aplicativo.
As informações foram confirmadas em um documento de suporte.
“Para sua conveniência e para que você tenha tempo suficiente para ler os Termos de Serviço e a Política de Privacidade atualizados, estendemos a data na qual a atualização entrará em vigor para o dia 15 de maio de 2021. O WhatsApp não apagará sua conta, mesmo se você não aceitar a atualização dos Termos de Serviço até essa data. Entretanto, você não poderá usar alguns recursos do WhatsApp até aceitar essa atualização. Por um curto período, você ainda poderá receber chamadas e notificações, mas não poderá ler nem enviar mensagens pelo app.”
Segundo a empresa, você terá as seguintes opções:
- Você poderá aceitar a atualização após dia 15 de maio de 2021, mas nossa política relacionada a usuários inativos será aplicada.
- Antes do dia 15 de maio, você poderá exportar seu histórico de conversas no Android ou iPhone e baixar um relatório dos dados da sua conta. Se preferir, você poderá apagar sua conta no Android, iPhone ou KaiOS, mas esperamos que você reconsidere essa decisão. Essa ação é irreversível porque apagará seu histórico de mensagens, removerá você dos grupos dos quais você participa e apagará seus backups do WhatsApp.
- Se você precisa de ajuda para baixar o relatório dos dados da sua conta ou para apagar sua conta, acesse esta página para entrar em contato conosco.
Na prática o período citado é de algumas semanas. Nesse caso, a contar a partir do dia 15/5, o WhatsApp diz que aplicará sua política relacionada a usuários inativos — a qual define que qualquer conta será excluída após 120 dias de inatividade.
Ou seja, até você aceitar as novas medidas de privacidade, sua conta será considerada como “inativa” e, se passar por mais de 120 dias assim, aí sim ela poderá ser excluída do serviço.
Fonte da notícia e imagens: Site oficial do whatsapp