A Microsoft anunciou duas novas versões do Office: uma versão do Office 2021 para o consumidor e o Office LTSC para clientes comerciais. O Office 2021 estará disponível ainda este ano para Windows e macOS e, semelhante ao anterior do lançamento Office 2019 , ele foi projetado para aqueles que não querem assinar as variantes do Microsoft Office 365 em nuvem.
A Microsoft ainda não detalhou totalmente todos os recursos e alterações no Office 2021, mas a variante LTSC (Canal de manutenção de longo prazo) do Office incluirá itens como suporte ao modo escuro, melhorias na acessibilidade e recursos como Dynamic Arrays e XLOOKUP no Excel. Não é aguardada uma grande mudança na interface do usuário além do modo escuro.
O Office LTSC é um reconhecimento da Microsoft de que nem todos os seus clientes empresariais estão prontos para migrar para a nuvem. Na prática, são clientes que pertencem a setores com práticas rígidas que não permitem alterações mensais.
Em entrevista para o site The Verge, Jared Spataro, chefe do Microsoft 365 afirmou que:
“O Office LTSC é apenas uma questão de tentar atender os clientes onde eles estão. Certamente temos muitos clientes que mudaram para a nuvem nos últimos 10 meses, isso aconteceu em massa, na verdade. Ao mesmo tempo, definitivamente temos clientes que têm cenários específicos onde não sentem que podem mudar para a nuvem.”
A Microsoft também está se comprometendo com outra versão perpétua do Office para o futuro, mas está mudando os preços e como essas novas versões terão suporte. O Office LTSC terá suporte apenas por cinco anos, em vez dos sete que a Microsoft normalmente fornece para o Office. Os preços do Office Professional Plus, Office Standard e aplicativos individuais também estão aumentando 10% para clientes comerciais, com os preços do Office 2021 para consumidores e pequenas empresas permanecendo os mesmos.
Uma prévia do Office LTSC deve ser lançada em abril – já a variante para uso individual não deve aparecer até a segunda metade do ano. Tanto o Office LTSC quanto o Office 2021 terão versões de 32 e 64 bits.
Fonte da notícia e imagens: Theverge.com