Review: Lei e Ordem: Crimes Premeditados – Temporada 01 episódio 01 (piloto) – “Um”

Lei e Ordem: Crimes Premeditados
Info

Data de estréia:
30 de setembro de 2001.
Duração:
44 min.
Atores principais:
Vincent D’Onofrio, Kathryn Erbe, Jamey Sheridan, Courtney B. Vance

Sinopse:

Os detetives Robert Goren e Alexandra Eames são chamados quando um roubo de joias deixa três mortos (um bandido e dois inocentes). Depois de excluir o envolvimento da máfia, eles percebem que os roubos estão diretamente ligados a roubos recentes de cartões de crédito e identidades roubadas. Eles são levados a um ladrão extremamente carismático, e sua única esperança é convencer um de seus parceiros a se voltar contra ele. Esse episódio foi dedicado às vítimas do atentado de 11 de setembro.

É, depois de vários anos, quiçá décadas assistindo “Lei e Ordem: Crimes Premeditados”, finalmente resolvi maratonar essa grande série, que mostra a dinâmica da investigação criminal em nova York acompanhada do ponto de vista dos detetives Robert Goren (Vincent D’Onofrio) e Alexandra Eames (Kathryn Erbe).

Sim, é ele mesmo, o Edgar Inseto de MIB (1997)

E o recruta problemático de Nascido para Matar (Full Metal Jack – 1987)

Episódio piloto muito bom, nos passando todo o potencial da série. Já de cara vemos que o perfil de Goren é mais psicológico e intelectual, que contrasta com o de sua parceira Eames, mais ativa e voltada para a ação e iniciativa, e uma característica marcante dos dois: são implacáveis com os criminosos e com quem está ligado a eles, mesmo que para atingir seu objetivo (prender o suspeito) eles tenham que apelar para blefes e torturas psicológicas.

A sim, vejo aqui a característica mais marcante que Dick Wolf coloca em suas séries: toda vez que a cena tende a ir para um conteúdo mais forte, toca uma assustadora trilha sonora incidental (na verdade ela começa a tocar bem antes da cena, já avisando ao espectador mais fraco que tem que dar uma pausa por aqui).

Sair da versão mobile