Indicação: Peaky Blinders

Peaky Blinders série Netflix

Titulo: Peaky Blinders
Produção: BBC, Netflix
Gênero: Drama, Ficção Histórica

Criador: Steven Knight
Elenco: Cillian Murphy, Sam Neill, Helen McCrory, Paul Anderson, Annabelle Wallis, Iddo Goldberg, Sophie Rundle, Joe Cole, Finn Cole, Charlotte Riley, Noah Taylor, Tom Hardy, Natasha O’Keeffe, Aimee-Ffion Edwards, Gaite Jansen, Alexander Siddig, Paddy Considine, Kate Phillips, Adrien Brody, Aidan Gillen, Charlie Murphy, Anya Taylor-Joye Sam Claflin
Duração dos episódios: Aproximadamente 55 a 65 minutos
Ano de lançamento: 12 de setembro de 2013 
Temporadas: 5
Quantidade de episódios: 30
Status: Em andamento

Sinopse

Os Peaky Blinders são uma organização criminosa de origem cigana que se passa na cidade de Birmingham, Inglaterra, em 1919, formada vários meses após o final da Primeira Guerra Mundial (1914–1918). A história é centrada na ambição do líder da gangue inglesa, Thomas “Tommy” Shelby (Cillian Murphy). A gangue chama a atenção do major irlandês, Chester Campbell (Sam Neill), um inspetor-chefe de polícia do Royal Irish Constabulary (RIC) de Belfast, Irlanda do Norte, enviado por Winston Churchill, sendo contratado para limpar a cidade do Exército Republicano Irlandês (IRA) (1919–1922), comunistas, gangues e criminosos comuns. Churchill ordenou Campbell eliminar as desordens e rebeliões em Birmingham, visando recuperar um esconderijo roubado de armas que deveria ser enviado para a Líbia Italiana (1934–1943).

Em 1921, a família Shelby expande sua organização criminosa no “Sul e Norte, mantendo uma fortaleza no coração de Birmingham.”[15][16] Em 1924, Tommy e sua família entram em situações mais perigosas à medida que os negócios se expandem novamente, envolvendo também organizações anticomunistas. Após ter que lidar com a greve geral no Reino Unido (1926) e disputas com a máfia ítalo-americana, Tommy torna-se membro do Parlamento Inglês em 1927. Dois anos depois, durante a Quinta-Feira Negra (1929) — precedendo posteriormente a Grande Depressão, a trama inicia-se com uma manifestação liderada pelo líder fascista inglês, Oswald Mosley.

Info

Peaky Blinders é uma série de televisão britânica exibida pelos canais da BBC desde 12 de setembro de 2013, baseada em um conto épico de uma família gângster ambientado em Birmingham, na Inglaterra, em 1919, logo após a Primeira Guerra Mundial. A família é notadamente conhecida por ter navalhas costuradas em seus chapéus, além de estar envolvida em um esquema ilegal de apostas em corridas de cavalos. Inspirada nos eventos e história da associação criminosa de Birmingham de mesmo nome, a série foi criada por Steven Knight e produzida por Caryn Mandabach Productions e Tiger Aspect Productions. Ela é estrelada por Cillian Murphy como Thomas Shelby, líder da gangue familiar.

A série teve, até o momento, cinco temporadas lançadas, cada uma contendo seis episódios. A primeira temporada da série foi exibida na BBC Two em 13 de setembro de 2013, a segunda estreou em 2 de outubro de 2014, a terceira em 5 de maio de 2016 e a quarta em 15 de novembro de 2017.
A quinta temporada passou a ser exibida no canal principal da emissora, o BBC One, e estreou em 24 de agosto de 2019. Uma sexta – e uma possível sétima – temporada estão sendo gravadas pelo elenco, sem previsão futura de lançamento.

Além da exibição nos canais da BBC, Peaky Blinders também está disponível no serviço de streaming Netflix. A audiência da série manteve-se estável nas três primeiras temporadas, com médias finais alternando entre 2.18 e 2.85 milhões de espectadores no Reino Unido. A quarta temporada possibilitou um crescimento para a média de 4.05, enquanto a quinta temporada destacou-se com média de 7.20, sendo o último episódio desta temporada o recordista, com 7.30 milhões de espectadores. Esta popularidade da série fez a cidade de Birmingham tornar-se destino de turistas de todo o mundo após o lançamento da quinta temporada.

Porque eu indico?

Existe centenas de razões para eu indicar essa série para meus leitores. Posso falar da trilha sonora, que de longe é extrema, e as músicas combinam em 100% com o contexto em que são tocadas. A trama é uma viagem, exagerada, apesar de se basear em uma história verdadeira. Isso poderia ser um problema, mas vocês tem que encarar a série não como um documentário histórico, no estilo “Vikings”, “Boardwalk Empire” ou “Marco Polo” e sim como uma série de entretenimento para você tentar não torcer pelos bandidos.

Poucos momentos da trama são parados, os diálogos são exagerados e sempre de efeito e os personagens são muito fortes, eles praticamente constroem uma estrutura consistente e estável na qual as coisas fluem naturalmente. O núcleo principal têm a quantidade certa de complexidade e profundidade psicológica.

Cillian Murphy está perfeito no papel e a fotografia da produção, junto com a caracterização de época perfeita o tornam ainda mais coerente com a trama.

De negativo está o fato do personagem principal ser indestrutível e em certos momentos torcemos para ele se dar mal, pelo menos uma vez na vida. Outra coisa que não ficou muito legal na série é a direção excessivamente estilizada, com exagero de sequências em câmera lenta que no começo empolgam mas com o tempo se tornam chatas.

Sim a série tem seus defeitos, mas realmente, no conjunto da obra é uma grande peça de entretenimento.

Saiba mais sobre Peaky Blinders clicando aqui

Fonte: Wikipédia (Consultado em 24 de fevereiro de 2021).

A Revisão

Série Ray Donovan

7.8 Pontuação

PRÓS

  • Trilha sonora empolgante
  • Ótima caracterização da época
  • Personagens carismáticos

CONTRAS

  • Politicamente incorreta.
  • Personagem principal indestrutível
  • Exagero de câmera lenta, câmeras trêmulas
  • Violência gratuita

Análise da avaliação

  • Nota do editor 8
  • Diversão 9
  • Violência 9
  • Cenas para maiores 7
  • Coerência 5
  • Objetividade (pouca enrolação) 9
Sair da versão mobile