Última atualização em 2 de fevereiro de 2021
Um britânico que acidentalmente jogou um disco rígido rígido com sua carteira de bitcoins no lixo ofereceu à autoridade local onde ele mora mais de U$ 70 milhões, para ter permissão para cavar um aterro sanitário.
O funcionário de TI James Howells tinha um computador onde estava o drive, que continha uma carteira digital com 7.500 bitcoins, entre junho e agosto de 2013. Ele juntou essa quantidade minerando a moeda virtual quatro anos antes, quando era de pouco valor.
Mas quando o valor da criptomoeda disparou e ele foi procurá-la, ele descobriu que havia jogado fora o disco rígido com o lixo por engano.
Agora Howells abordou a Câmara Municipal de Newport no País de Gales para pedir permissão para cavar uma seção específica do aterro onde ele acredita que o disco rígido foi parar. Em troca, ele se ofereceu para pagar ao município um quarto do valor atual do tesouro, que ele diz que poderia ser distribuído aos residentes locais.
O bitcoin foi criado em 2009 por um programador de computador anônimo ou grupo de programadores conhecido como Satoshi Nakamoto. Os bitcoins são basicamente arquivos de computador armazenados em uma “carteira digital” no seu dispositivo. Eles podem então ser usados como pagamento, com todas as transações relacionadas em uma lista pública conhecida como blockchain.
O preço do bitcoin atingiu um recorde histórico nos últimos dias e agora está sendo negociado em torno de US $ 37.000 (quase 190 mil reais).
Em entrevista para CNN Howells disse:
Eu me ofereci para doar 25% ou £ 52,5 milhões ($ 71,7 milhões) para a cidade de Newport a fim de distribuir a todos os residentes locais que vivem em Newport caso eu encontre e recupere os bitcoins. O plano seria cavar uma área específica do aterro sanitário com base em um sistema de referência de rede e recuperação o disco rígido ao mesmo tempo em que obedece a todas as normas ambientais e de segurança. A unidade seria então apresentada a especialistas em recuperação de dados que podem reconstruí-la do zero com novas peças e tentar recuperar os pequenos dados de que preciso para acessar a carteira de bitcoins.
O galês destinaria 25% do valor recuperado a todos os moradores de Newport, enquanto 50% seriam direcionados a indivíduos e instituições que patrocinariam a empreitada. Com isso, Howells embolsaria somente um quarto do prêmio total. Porém a Câmara Municipal da cidade galesa respondeu à CNN que vem sendo contatada diversas vezes sobre a possibilidade de recuperar uma peça de hardware que supostamente armazenaria bitcoins. A autoridade local ainda esclareceu que não recusou deliberadamente a oferta de Howells, mas que não tem liberdade jurídica para permitir uma escavação do tipo.
A Câmara disse ao Sr. Howells em várias ocasiões que a escavação não é possível sob nosso contrato de licenciamento e que a própria escavação teria um enorme impacto ambiental na área circundante”, afirmou o órgão municipal. As autoridades de Newport ainda destacam que uma operação do tipo poderia custar milhões de libras sem qualquer garantia de que o montante em bitcoins seja efetivamente recuperado.
Fonte e imagem: CNN