Transforme seu smartphone antigo em uma Webcam

Tenha uma webcam de 1080p quase de graça

Com essa explosão de pessoas trabalhando e estudando a partir de casa ouve um aumento na procura de webcams de qualidade, já que a camerazinha que vem embutida nos notebooks tem uma péssima qualidade. Isso resultou no aumento de preços e a falta de marcas boas no mercado.
Já imaginou que se ao invés de tentar investir uma grande quantia em dinheiro nesses dispositivos não seria mais prático usar o seu smartphone para esse fim? Ou até melhor, você pode usar aquele aparelho que está guardado na gaveta como uma webcam fixa em seu escritório de trabalho. Os telefones celulares modernos são equipados com câmeras que podem superar em muito o desempenho de webcams feitas sob medida, o que torna uma opção fantástica para quem quer economizar algum dinheiro ou simplesmente precisa de acesso a gravação de vídeo de alta qualidade online.

Como fazer?

A primeira coisa que será necessária é um suporte para prender o celular a sua mesa. Existem milhares de opções nos sites de venda online como Mercado Livre ou Amanzon, de garrinhas de pressão a tripés com controle bluetooth, mas você pode usar até mesmo um livro para manter o celular em pé em cima da mesa.
Se estiver utilizando um telefone antigo, você também deverá levar em consideração a posição do fio do carregador, já que a bateria não deve estar lá essas coisas e o streaming de vídeo exige uma carga extra do celular.

Softwares necessários

Dos milhares de aplicativos que transformam seu smartphone em webcam recomendo os dois que eu utilizo: EpocCam e DroidCam.

DroidCam

O aplicativo conecta o seu smartphone Android ou Apple em um computador com os sistemas operacionais Windows ou Linux.
O aplicativo tem uma versão gratuita e uma paga. A gratuita tem recursos básicos e suficientes para iniciantes e bastante propagandas, que são eliminadas na versão paga (DroidCamX) além de incluir algumas melhorias, como taxas de quadros mais altas.
Para utilizar o aplicativo você terá que baixar a versão para seu smartphone e o cliente de desktop Dev47Apps e ambos devem usam a mesma rede Wi-Fi.
O aplicativo DroidCam Android deve ter seu endereço IP listado para você inserir no PC conectar os dois aplicativos.
Uma observação válida é que se você preferir utilizar um microfone de mesa é interessante desmarcar a opção de áudio do smartphone ou ele será utilizado durante a conferência.

EpocCam

O EpocCam funciona em dispositivos Mac e Windows e tem opções gratuitas e pagas em ambos os sistemas.
A versão gratuita do software é limitada a uma resolução de vídeo 480p, uma marca d’água na tela e não te dá a opção de usar o áudio do telefone como microfone. Se você estiver usando um laptop, o microfone embutido deve ser mais do que suficiente, mas, como cenário, um fone de ouvido ou microfone externo será uma grande melhoria.
Já a versão paga libera vários recursos interessantes como vídeos em qualidade 1080p, zoom e a opção de usar a luz do flash do smartphone. Você também não precisa instalar um cliente de desktop – basta acessar o site da Epoccam e instalar os drivers apropriados para o seu dispositivo, e o aplicativo móvel fará o restante das configurações por você.
O aplicativo de telefone está disponível na Apple Store e funcionou suavemente em meus testes. Apenas lembre-se de procurar ‘Epoccam’ nas configurações da câmera de seu software de chamada no PC/Mac e sempre manter o aplicativo aberto no smartphone durante a gravação, ou então você perderá o vídeo.

Sair da versão mobile