Esse guia lhes mostrará os passos que segui para realizar essa tarefa e servem para todos os notebooks dessa linha, ou seja o i3, i5 (o que eu possuo) e i7.
Se preferir, esse conteúdo está mais detalhado no vídeo do meu canal no Youtube. Aproveite para assinar!
Possíveis atualizações/expansões:
Troca do módulo wifi: não vejo uma finalidade prática de você fazer isso, a menos que ele tenha queimado, você seja minerador de Bitcoins ou queira usar seu notebook para baixar torrents.
Troca/expansão de memória RAM: a placa aceita memórias do tipo DDR 4 2133mhz. Ela pode chegar até 16 GB divididos em 2 módulos: 1 de 16 ou dois de 8. Se seu notebook tiver 4 GB você pode substituir ela por um de 8 GB ou colocar mais 8 (aí você pode chegar a 12).
Trocar o HD SATA III de 1Tb por um maior ou um SSD. Não tenho informações do limite que a placa aceita, mas até 3 TB funciona perfeitamente.
Colocar um módulo SSD do tipo M.2 (em um slot M.2 disponível na placa) para deixar o HD de 1Tb interno como secundário.
Eu optei por colocar mais um módulo de memória de 8 GB (para fechar 16 GB) e um SSD de 480 GB.
Etapas:
01 – Backup dos dados
Como eu iria deixar o HD interno como secundário, então só fiz uma cópia de minhas pastas de trabalho. Se for manter o drive dentro do Notebook e não desejar formatar o disco, retire as senhas do usuário do Windows, pois será mais fácil acessar esses arquivos quando o processo estiver terminando.
02 – Criar um pendrive com a cópia do sistema operacional
você tem duas opções. A menos indicada porém possível e fazer uma cópia do sistema antigo realizando a duplicação do disco usando o software Norton Ghost ou similar. A mais indicada, que foi a que eu realizei, foi a criação de um pendrive com a instalação do Windows 10. Para isso entre no site de suporte da Microsoftbaixar a ferramenta de criação de disco do Windows 10 e seguir os passos exibidos na tela.
03 – abrir o notebook:
Essa é a parte mais delicada da operação.
Recomendo que use uma luva ou pulseira antiestática, pois se tocar sem querer em algum componente sensível irá danificar o notebook
Retire todos os parafusos. Cuidado que alguns parafusos tem tamanhos diferentes por isso guarde-os separados. Existem dois parafusos escondidos embaixo dos pezinhos de borracha. Eles podem ser retirados usando uma pinça de metal ou uma pequena chave de fenda. Cuidado para não arranhar a carcaça do equipamento.
Usando uma espátula de plástico destrave os lacres que prendem a carcaça. Comece na parte abaixo da tela e faça uma volta por todo o notebook. Não force a abertura, pois irá quebrar as pequenas travas. Se tiver dúvida, veja no meu vídeo o procedimento (tempo 1:02:30).
Faça uma inspeção visual dos componentes. Veja se tem alguma marca de partes queimadas. Se for possível, passe um pincel para tirar a poeira acumulada na ventoinha e próximas das entradas de ar do aparelho.
04 – Inserindo a memória:
Aqui é tranquilo. A memória só encaixa em uma única posição, com os Chips voltados para cima. Agente para ouvir um click ou a memória não vai estar bem conectada.
05 – Inserindo o SSD:
ATENÇÃO
Nessa linha de notebooks a placa tem que ser colocada com os Chips voltados para baixo, ou ela queimará de imediato! Pois o lado esquerdo da placa é o negativo, sendo que o lado esquerdo da memória é positivo.
Na parte de cima da placa use um parafuso M.2 de 3mm… Talvez não seja fornecido junto com o SSD então antes de iniciar o processo adquira ele no comércio, pois se colocar a placa sem ele com o tempo ela irá soltar pela ação da gravidade.
06 – Teste a conexão:
Com cuidado, vire o notebook, abra a tela e ligue o dispositivo já apertando a tecla F2
No setup veja se se ele está reconhecendo o módulo de memória e o SSD (eles aparecem nos cards na tela inicial). Se um dos dois não aparecer no menu refaça as conexões físicas.
07 – Fechando o notebook:
Execute o processo inverso. A carcaça fecha da seguinte forma: posicione as duas partes e quando ver que que as travas dos dois lados estiverem próximas aperte. Aperte por toda a extensão da carcaça para se certificar de que estão bem presos. Tome cuidado com o tamanho dos parafusos para não danificar as roscas da carcaça. As duas borrachinhas dos pés devem ainda fixar com seus próprios adesivos mas se estiverem caindo coloque duas gotinhas de supercola. Não exagere pois num futuro não muito distante você precisará abrir novamente esse aparelho para uma manutenção.
08 Instale o Windows:
Se estiver tudo certo e você for utilizar o SSD como disco de inicialização, inicie o Notebook com o pendrive do Windows 10, aperte o F2 para entrar no Setup e tela inicial ative o pendrive como disco de inicialização.
Após essa fase reinicie o notebook e siga os passos que aparecerão na tela.
E pronto. É só instalar seus programas, se fez o backup voltar os arquivos e começar a trabalhar.
Como o SSD é pequeno, quando possível, Instale os programas que não necessitem de velocidade e muitos recursos no drive D, para isso crie uma pasta chamada “aquivos de programas”.
Se você não formatou o drive, os arquivos antigos (vídeos, fotos, músicas e conteúdo da área de trabalho) estarão dentro da pasta:
Olá, eu sou um especialista em imagem que ama capturar momentos incríveis através da fotografia e do vídeo. Sou um aventureiro que gosta de explorar novos lugares e culturas, um viajante que busca conhecer o mundo e suas maravilhas, um nerd que se interessa por arte, tecnologia e ciências, e um amante que aprecia as coisas simples da vida.
Também sou um escritor que compartilha suas experiências, opiniões e curiosidades na Revista Nerd, um site que reúne conteúdo de qualidade sobre diversos temas relacionados ao universo nerd. Espero que você goste do meu trabalho e que se divirta com as minhas histórias. Obrigado por visitar o meu site!