Última atualização em 2 de fevereiro de 2021
Jogadores que compraram a versão digital do game Cyberpunk 2077 no Playstation 4 estão tentando solicitar o reembolso mas não andam tendo muito sucesso, com a própria Sony barrando os pedidos e pedindo que os jogadores aguardem o lançamento de atualizações. Os relatos se acumulam nas redes sociais, inclusive no Brasil.
As principais queixas dos jogadores são que a performance não se aproxima em nada do que foi anunciado, demora no carregamento de texturas, bugs diversos, problemas de funcionamento e, acima de tudo, travamentos.
Os problemas variam de plataforma para plataforma. No Xbox, por exemplo, os jogadores passaram dias com personagens mudos e sem terem acesso à dublagem em português brasileiro, enquanto no PS4 as texturas não carregam e o game trava constantemente. Outras falhas, já resolvidas, incluíam músicas licenciadas tocando mesmo quando o filtro relacionado a isso estava ativo, um pesadelo para os criadores de conteúdo, e flashes de luz que poderiam induzir ataques epiléticos nos jogadores.
Todos esses problemas levaram a uma onda de pedidos de reembolso em todas as redes dos videogames, um movimento que chegou a ser ratificado até mesmo pela própria desenvolvedora, a CD Projekt Red, ainda que ela tenha pedido calma e indicado aos usuários que correções devem ser liberadas até fevereiro.
Quem não quer esperar, porém, parece não ter muitas opções, com os representantes da própria Sony negando os reembolsos e afirmando que os usuários foram capazes de rodar o game em seus consoles. Por isso, a orientação tem sido para que eles aguardem os pacotes de correção que estão vindo. Nas redes sociais, os relatos variam, com poucas pessoas efetivamente obtendo o dinheiro de volta, enquanto a maioria encontra dificuldades até mesmo para acessar o atendimento online e falar com um representante.
De acordo com os termos de uso da plataforma PlayStation, os jogadores têm 14 dias para realizarem o pedido de reembolso de uma compra digital, desde que o conteúdo esteja com defeito e não tenha sido executado ou transmitido a partir do console. É neste primeiro ponto que está a alegação dos jogadores, com as falhas gráficas e os constantes travamentos sendo citados como problemas que justificariam o reembolso. A Sony, porém, não parece concordar muito com essa ideia.
Esta também parece ser a única plataforma com problemas de reembolso, com as devoluções no Steam e Microsoft Store acontecendo sem muitos problemas, segundo os relatos, desde que seguidas as regras das plataformas, que limitam o pedido a 14 dias após a compra e, no caso do PC, no máximo duas horas de uso. Nestes sistemas, também não há necessidade de acessar o suporte ou falar com representantes, com todo o processo sendo feito a partir da própria interface dos marketplaces.
Enquanto isso, a própria CD Projekt Red está oferecendo ajuda a partir do e-mail dedicado helpmerefund@cdprojektred.com (em inglês) para os jogadores que tiverem problemas com os reembolsos. Não se sabe, porém, de que forma a empresa poderá auxiliar nos casos em que a própria responsável pelos sistemas online negar as devoluções aos usuários.
Em comunicado a desenvolvedora pediu desculpas pela performance de Cyberpunk 2077 nas versões básicas do PlayStation 4 e Xbox One e prometeu uma rodada de atualizações que começou neste fim de semana e deve aplicar melhorias constantes ao título, com dois grandes patches marcados para janeiro e fevereiro. No PC, correções de problemas também estão a caminho.
Fonte: CD Projekt Red (Twitter)