O Facebook anunciou nesta semana em seu blog oficial que uma série de novas políticas de combate ao compartilhamento de fake News em suas redes sociais. A partir de agora, as notícias falsas receberão o mesmo tratamento dos conteúdos violentos publicados nas plataformas, com uma indicação de que a informação já foi verificada como falsa antes mesmo de o usuário acessá-la.
O filtro ocultará o conteúdo original, exibirá um aviso e trará um botão que precisa ser clicado para liberar a visualização e terá indicações que levarão o usuário a um contexto melhor a partir das páginas dos checadores contratados pelo Facebook para lutar contra o avanço das campanhas de desinformação nas plataformas.
A ideia é justamente combater esse movimento e dar mais artifícios para que o trabalho dos analisadores de notícias seja verificado, bem como reduzir o engajamento das fake news comprovadas. A novidade já está sendo aplicada aos aplicativos móveis do Facebook e do Instagram inicialmente nos Estados Unidos, já que se trata de uma iniciativa para combater a desinformação frente às eleições presidenciais marcadas para o ano que vem.
Com isso, a empresa também aproveitou para reforçar sua parceria com institutos de checagem de notícias, principalmente diante dos dados que apontam que mais de 70 países do mundo já estariam usando campanhas de desinformação para manipular a opinião pública tanto dentro quanto fora de suas fronteiras.
Fonte e imagem: Blog do Facebook