A informação de que não existe mais horário de verão não está no código dos sistemas operacionais de boa parcela dos smartphones Android
A mudança, que deveria ocorrer durante a madrugada do dia 19 para o 20 de outubro, foi revogada pelo presidente em abril, mas alguns celulares antigos podem fazer a atualização automaticamente.
Essa notícia foi revelada pelo Google no blog oficial da empresa no Brasil que informou que:
“alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo. Com isso, os aparelhos com Android podem trocar o horário no final de semana sem que o proprietário se dê conta. O mesmo deve ocorrer com alguns notebooks, relógios digitais etc.”
Para evitar passar o dia com a hora errada, vale seguir o passo-a-passo sugerido pela Google: acesse as “Configurações”, depois toque em “Sistema”, então selecione “Data e hora” ou algo similar (em alguns aparelhos pode não ser necessário selecionar a opção “Sistema”); e então desative as opções de “Data e hora automáticas” e o “Fuso horário automático”, fazendo com que o horário não possa ser alterado automaticamente. A partir daí, pode-se inserir a hora correta.
Os usuários também tem que atentar ao fato de que quem for viajar para fora do Brasil deve retornar o seu celular para o modo automático ou ajustar o relógio de acordo com o horário vigente no país manualmente, pois eles provavelmente estarão adotando outras políticas em relação às mudanças de fuso horário.