O ano de 2019 provavelmente será lembrado como o ano em que o mundo passou para o lado escuro da força. Com o Google e a Apple optando pelo modo escuro em todo o sistema, havia dúvidas sobre a eficiência do modo escuro e se isso realmente ajudava a preservar a vida útil da bateria.
Nesse cenário, o canal do youtube Phone Buff decidiu realizar um teste de durabilidade de bateria em um iPhone XS Max rodando iOS 13. O teste foi realizado utilizando dois aparelhos, um com o modo escuro e o outro no modo normal, ambos operados por um braço robô. O resultado foi que o dispositivo com modo escuro finalizou com 30% de bateria, enquanto o outro esgotou sua carga completamente.
No entanto, como observou o pessoal do Phone Buff, o teste foi realizado em um ambiente controlado, com apenas aplicativos que suportam o modo escuro no iOS no momento. Eles também diminuíram a tela para 200 nits, o que não é muito baixo. Foram abertos quatro aplicativos para testar a eficiência da bateria: Messages, Twitter, Youtube e Google Maps e o teste teve duração de oito horas.
No fim o iPhone com o Modo escuro ativado durou muito mais tempo do que o iPhone com o Modo claro. Você pode conferir o vídeo completo do teste de bateria abaixo.
A conclusão é que o Modo Escuro ajuda a economizar até 30% bateria. Além disso, como observou David do Phone Buff, os resultados variam de acordo com o dispositivo e o uso, pois os painés LCD estão sempre ligados, enquanto os painéis OLED só acendem quando tem alguma imagem a ser apresentada (estes com certeza terão melhores resultados ao usar o Modo Escuro).
Apple e Google começaram a lançar suas respectivas atualizações do sistema operacional, que vêm no modo escuro. Infelizmente, enquanto os usuários do Android ainda aguardam o Android 10 (os que por ventura receberão), 50% dos iPhones já estão em execução no iOS 13.
Fonte: Canal do Youtube Phone Buff
Imagem: Phone Arena