Na segunda-feira (16) a Wi-Fi Alliance, órgão responsável pela implementação do padrão WiFi, lançou a nova versão do protocolo WiFi, o WiFi 6.
Mais rápida, segura e estável (como não poderia deixar de ser) a tecnologia fez muitas melhorias na área da segurança, além de aumentar a velocidade de transferência de dados de 3,5 Gbps para 9,6 Gbps e suportar mais dispositivos conectados ao mesmo tempo, sem que o desempenho da conexão seja reduzido.
Esse lançamento também inicia o programa de certificação, para que os diversos fabricantes possam se adequar à tecnologia formalmente.
Na terça-feira (10) a Apple fez o anúncio de que os iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max, que já têm suporte para a nova rede sem fio e a Wi-Fi Alliance informou que o Samsung Galaxy Note 10 será o primeiro aparelho certificado oficialmente com a nova tecnologia.
Produtos já lançados poderão receber a certificação do WiFi 6, desde que atendam aos requisitos da Wi-Fi Alliance. No entanto, o mais comum será a certificação a partir deste momento, já que o novo padrão requer um hardware mais recente.