Por enquanto, os telefones que vão receber o Android 10 são os da linha Pixel da própria Google
O Android 10 já está disponível, desde que seu telefone já seja compatível com a versão mais recente do sistema operacional móvel da Google. Por enquanto, os telefones que vão receber essa atualização são os da linha Pixel (do Google), mas é provável que a maioria dos telefones suportados durante a fase beta também sejam atualizados para a versão em breve.
Como o programa beta já estava amplamente divulgado este lançamento em si não apresentou nenhuma surpresa. Assim como nos últimos lançamentos, é provável que você precise procurar duas vezes após a atualização para ver se o seu telefone realmente executa a versão mais recente. Existem muitos ajustes no Android 10, mas alguns dos novos recursos mais interessantes estão escondidos e (pelo menos nos betas) desativados por padrão.
A característica que todos estavam esperando é um modo escuro e para quem já instalou o sistema, não decepciona. O novo tema escuro agora está pronto para sua visualização noturna, com a promessa de uma maior duração da bateria do telefone OLED e o suporte de vários aplicativos, como Fotos e Calendário. Com o tempo, mais aplicativos também mudam automaticamente para um tema escuro, mas, no momento, o número parece bastante limitado.
O outro grande ajuste é a navegação por gestos atualizada. Isso permanece opcional – você ainda pode usar a mesma navegação antiga de três botões que o Android oferece há muito tempo. É essencialmente uma alteração no sistema de navegação lançado com o Android Pie. Na maioria das vezes, os novos gestos de navegação funcionam muito bem e são mais eficientes do que os do Pie, principalmente quando você tenta alternar entre aplicativos. Passar o dedo para a esquerda e para a direita na tela substitui o botão Voltar, o que não é imediatamente óbvio, e uma pressão um pouco mais longa na lateral da tela abre um novo menu de navegação (parecido com o 3D Touch da Apple), apesar de que usuários americanos tem reclamado desta funcionalidade: às vezes funciona, às vezes não. O truque para abrir o menu, ao que parece, é deslizar em um ângulo bem acima de 45 graus.
Também é novo um recurso atualizado de resposta inteligente que agora sugere ações de suas notificações. Se uma notificação incluir um link, por exemplo, o Smart Reply sugerirá abri-lo no Chrome. O mesmo se aplica aos endereços em que a notificação pode levá-lo diretamente ao Google Maps ou aos vídeos do YouTube nos quais você pode reproduzir no próprio aplicativo. Isso deve funcionar em todos os aplicativos populares de mensagens.
Existem também alguns recursos de privacidade e segurança aqui, incluindo a capacidade de compartilhar dados de localização apenas com aplicativos enquanto você os usa e uma nova seção “Privacidade” em “Configurações” que fornece acesso a controles para gerenciar seu histórico da web e de aplicativos, além de suas configurações de anúncio em um local um pouco mais proeminente.
Com as novas atualizações do sistema Google Play, a empresa também pode enviar importantes correções de segurança e privacidade diretamente para o telefone da loja Google Play, o que permite corrigir problemas sem ter que passar pelo processo de atualização do sistema. Dados os lentos ciclos de atualização do sistema operacional Android, esse é um novo recurso importante, embora também seja uma evolução da estratégia geral do Google para desacoplar essas atualizações e recursos principais das atualizações do sistema operacional.
Para finalizar também há suporte nativo para telefones dobráveis, antes mesmo deles chegarem ao mercado com força total.
Como nos lançamentos mais recentes, esses são apenas alguns dos destaques. Também existem muitos pequenos ajustes e é provável que observemos algumas novas fontes e ajustes visuais aqui e ali.
Fonte: Techcrunch.com