Cuidado: “apagar para todos” no WhatsApp pode não excluir mensagens enviadas para iPhones

“Download automático do WhatsApp faz com que mídias permaneçam salvas nos aparelhos com IOS”

Há dois anos o WhatsApp criou uma função que possibilitava ao usuário apagar uma imagem que mandou por engano para seus contatos ou grupos, garantindo uma “relativa” privacidade. O WhatsApp e o seu rival Telegram oferecem  o recurso “Excluir para todos” potencialmente capaz de salvar vidas, no qual milhões de pessoas hoje confiam para escapar do constrangimento de enviar mensagens, fotos ou vídeos por engano para a pessoa errada.

No caso do WhatsApp, o recurso está disponível apenas dentro de 1 hora, 8 minutos e 16 segundos após o envio da mensagem que você deseja excluir.

Mas uma política de funcionamento nos aparelhos iPhone (iOS), diferente do que ocorre no Android,  não permite que o aparelho exclua as fotos e vídeos da galeria do destinatário mesmo após o remetente escolher “apagar a mídia para todos” em uma conversa.

O fato ocorre porque a maioria dos clientes WhatsApp no iPhone tem ligada a opção de “salvar mídias automaticamente no aparelho” (pois ela vem configurada no padrão), que armazena a imagem recebida na galeria e não a deleta, mesmo que o aviso “Essa mensagem foi apagada” seja exibido no chat.

A situação foi descoberta pelo consultor de segurança em aplicativos Shitesh Sachan, e revelada pelo site The Hacker News.

De acordo com Sachan, o recurso do WhatsApp para iOS não foi projetado para excluir arquivos de mídia recebidos salvos no rolo da câmera do iPhone, já no Android, a função de “apagar para todos” remove a mídia do mensageiro e também da galeria do celular, mesmo após o download automático ter armazenado o arquivo no aparelho.

Questionado pelo pesquisador, o WhatsApp afirmou que não há garantias de que uma mensagem ou anexos sejam excluídos, e que os destinatários também podem ver as mensagens antes que elas sejam excluídas ou caso a exclusão não seja bem-sucedida.

Ainda segundo o The Hacker News, mesmo com essa declaração, a equipe de segurança do WhatsApp afirmou que poderá fazer alterações nesta funcionalidade no futuro.

No início desta semana, uma falha de privacidade semelhante foi divulgada no recurso “Excluir para todos” do messenger Telegram, mas a empresa corrigiu imediatamente para manter o recurso útil em situações para as quais foi projetado principalmente.

Em um comunicado compartilhado com o The Hacker News, um porta-voz do WhatsApp disse:

Esse recurso está funcionando corretamente e o uso do recurso “apagar para todos”, quando usado a tempo, resultará na remoção da mídia da conversa do WhatsApp. Fornecemos opções simples para ajudar os usuários do iPhone a gerenciar a mídia que recebem de amigos e familiares, de acordo com as melhores práticas estabelecidas pelos sistemas operacionais. Se um usuário optar por salvar as imagens no rolo da câmera, elas serão armazenadas fora do alcance do recurso ‘apagar para todos’ do WhatsApp.

Opinião do Editor
A opção de download automático do WhatsApp é ativada por padrão na instalação do aplicativo, mas pode ser desativada manualmente nas configurações do app no iPhone e no Android. Como as políticas do iPhone impedem que a mensagem seja apagadas do “Rolo de Câmera”, caberia as empresas avisar aos clientes que a opção “Excluir para todos” pode não funcionar se os seus destinatários estiverem usando o WhatsApp do iOS.

Fonte: The Hacker News

Sair da versão mobile