Google Play Services está acabando com a carga da bateria do celular

Google Play Services é o serviço que praticamente controla todo o sistema operacional

Usuários do sistema operacional Android, pode ter, eventualmente, se deparado com um comportamento estranho na duração da bateira do seu aparelho nesses últimos dias. Após uma atualização problemática do Google Play Services (de número 18.3.82), que é o software responsável pelo gerenciamento de grande parte dos recursos dos dispositivos com o sistema operacional do Google, o serviço acaba drenando maior parte da bateria.

Muitos usuários reclamaram nas redes sociais sobre o ocorrido. O fato é que o Google Play Services é o serviço que praticamente controla todo o sistema operacional, e englobando notificações, operações em segundo plano, funcionalidade do GPS e muitos outros recursos. Sendo assim, quando ele apresenta uma falha, o problema acaba atingindo diversas instâncias do sistema operacional.

Para saber se você está com esse bug, vá até “Configurações” e depois em “Bateria” para acompanhar as estatísticas do uso de bateria do dispositivo e se você notar que o Google Play Services vem sendo o principal usuário de bateria e se o gráfico apresentar queda brusca, ainda que o aparelho não tenha sido usado por muito tempo, o mais provável é que o Play Services que esteja no seu aparelho é a versão problemática.

Como resolver o problema?

Até agora, a Google não se manifestou sobre o ocorrido e não se sabe se isso acontece em todos os dispositivos com a nova versão do serviço instalada.

Se você não está enfrentando o problema, deve suspender todas as atualizações pendentes até que a Google anuncie uma correção oficial. Para aqueles que instalaram a versão mais recente do app e estão enfrentando essa queda de desempenho, tem duas opções para minimizar o impacto no sistema:

Primeira: instalar a versão Beta do Google Play Services

Vá até a página de instalação do Google Play Services e escolha a opção “Participar dos testes” da versão beta e aguarde a atualização da versão, só tenha ciência de que ao usar uma versão beta o app está sujeito a falhas, bugs e comportamentos inesperados.

Segunda: usar uma versão anterior do Google Play Services

Faça o download e instale a versão anterior do Google Play Services, certificando-se de marcar a permissão para “aplicativos de fontes desconhecidas” para que a operação se realize. Tenha cuidado ao baixar um apk para instalar em seu celular, sugerimos que pegue no site APKMirror  ou algum outro que você tenha confiança.

Sair da versão mobile