Apple suspende projeto que usava humanos para aprimorar gravações de voz da Siri

Siri

O anúncio veio um dia depois que o Google anunciou a finalização do aprimoramento de seu programa de assistente de voz, que também usava analistas humanos.

A Apple afirmou na sexta-feira (2) que suspendeu o programa de análise de gravações de voz, que eram feitas quando usuários interagiam com a assistente de voz Siri.

A decisão da empresa veio depois que o jornal britânico “The Guardian”, na semana passada, levantou preocupações de privacidade sobre os usos da Siri. A reportagem apontou que pessoas contratadas pela Apple revisavam gravações e conversas que os usuários faziam com a assistente de voz. Veja uma integra dessa matéria aqui

Em nota a Apple escreveu que:

Estamos comprometidos com entregar uma grande experiência da Siri, enquanto protegemos a privacidade dos usuários, e enquanto realizamos uma revisão completa, estamos suspendendo as análises da Siri globalmente.  Adicionalmente, em uma atualização futura, os usuários terão a possibilidade de escolher não participar dos programas de análise de conteúdo.

Posição semelhante tomada pelo Google veio depois que uma TV da Holanda  publicou uma reportagem que mostrava como parceiros contratados pela empresa americana ouviam áudios sensíveis dos usuários holandeses.

Em justificativa David Monsees, o diretor de produto do Google, afirmou que:

Nossos especialistas em linguagem revisam e transcrevem um pequeno montante de falas para nos ajudar a entender melhor as diferentes línguas. Essa é uma parte crítica para construir a tecnologia de reconhecimento de fala e é necessária para criar produtos como o Google Assistente.

Sair da versão mobile