Aplicativo CamScanner para Android estava na loja oficial com malware

CamScanner

A Kaspersky descobriu que várias versões do aplicativo CamScanner hospedadas no Google Play Store continham o malware

De acordo com os pesquisadores, o aplicativo continha, em seu módulo de anúncios, um instalador de cavalo de Troia, também conhecido como Trojan Dropper. Esse tipo de módulo é comumente visto em aparelhos chineses. Este o módulo tem poder de mostrar propagandas intrusivas e fazer assinaturas de aplicativos sem o conhecimento do usuário.

De acordo com o Android Police, seis versões do aplicativo liberadas na Google Play Store entre 17 de junho e 25 de julho deste ano vinham infectadas.

Procurada para prestar esclarescimentos a INTSIG (desenvolvedora do aplicativo) afirmou que a culpa por isso é do kit de desenvolvimento de terceiros AdHub e se comprometeu em tomar as medidas legais cabíveis contra a responsável pelo módulo infectado, e que removeu módulos de propaganda não certificados pelo Google.

Opinião do editor
Se você usa o aplicativo em seu celular desinstale imediatamente e procure uma alternativa mais confiável, como o Google Lens (se for o caso aguarde a INTSIG publicar uma atualização). O assustador na história e que não é a primeira vez que um aplicativo malicioso passa pelas verificações de segurança da Google Play.

Fonte e imagem: Android Police

Sair da versão mobile