A popular série de TV HBO que foi encerrada em 2019 produziu milhares de manchetes dessa natureza ao longo dos anos, até porque era muito popular entre os piratas, e novos dados agora revelam que a última temporada realmente desencadeou um aumento visível no tráfego global de pirataria.
Desde o seu lançamento em 2011, Game of Thrones conquistou os corações de muitas pessoas, mas infelizmente para a HBO, nem todos esses fãs acompanharam da série através de canais legais. Por vários anos consecutivos, Game of Thrones foi a série de TV mais pirateada e este ano, quando a temporada final foi ao ar, a procura foi novamente esmagadora.
Embora já existam alguns números circulando, revelando que milhões de pessoas se voltaram para sites piratas para assistir ao programa, não ficou claro qual foi o impacto mais amplo no ecossistema total de pirataria. Houveram algumas evidências, com relatórios de sites de torrents apresentando enormes aumentos no tráfego, mas novos dados da MUSO agora colocam os números de Game of Thrones em um contexto mais amplo.
Quando revisamos os dados de tráfego do site pirata global fornecidos pela MUSO nesta semana, percebemos o que inicialmente pareceu ser um aumento incomum. Após mais de um ano de lento declínio do número de visitantes, houve um aumento repentino em abril de 2019, como pode ser visto abaixo.
Olhando mais de perto, descobriu-se que esse aumento estava principalmente relacionado ao conteúdo de vídeo. Outras categorias, incluindo a pirataria de música, estavam na verdade diminuindo. Enquanto isso parecia estranho, a data do pico repentino de abril forneceu uma explicação muito provável.
Em 14 de abril, o dia da estréia da temporada final de Game of Thrones, o número de visitas ao site pirata aumentou drasticamente, cerca de 45 milhões em comparação a uma semana antes. Esse padrão retornou com cada episódio subseqüente, com o registro sendo definido após o terceiro episódio.
No geral, Game of Thrones parece responder por um aumento inicial de cerca de 8% no tráfego global para sites piratas. Isso é imenso, para dizer o mínimo. Como mencionado anteriormente, esse aumento de tráfego não era visível em outros sites relacionados à pirataria de música.
Sites como o The Pirate Bay notaram um forte aumento no tráfego, como mostra o gráfico abaixo.
O site TorrentFreak falou com Phil Taylor, analista da MUSO, que apóia nossas descobertas e também observou o impulso de Game of Thrones.
Taylor afirmou que:
A demanda por pirataria da Game of Thrones é inédita. A demanda por GOT foi tão alta que aumentou visivelmente o tráfego para domínios como thepiratebay.org. Vamos ter uma visão melhor do tráfego geral e das tendências para 2019 com o passar do ano, no entanto, o impacto de Game of Thrones no tráfego geral em abril e maio de 2019 é bem claro.
Ver o impacto visível de um único título nos dados globais anuais de pirataria é bastante singular, e agora que o Game of Thrones chegou ao fim, é duvidoso que alguma coisa dessa natureza seja vista novamente tão cedo.
Fonte: TorrentFreak e MUSO