O Tinder é o mais novo aplicativo a se posicionar contra as taxas cobradas pela Google na Play Store, agora contas Gold serão adquiridas diretamente pelo aplicativo, em posicionamento da empresa contra a taxa de 30% cobrada pela Google. Mudança, entretanto, fere os termos de uso da plataforma e podem levar à remoção do aplicativo (não usando o marketplace para fazer isso).
O método será o único disponível tanto para novos assinantes de contas premium quanto membros recorrentes, no momento da renovação. Os dados de cartão de crédito deverão ser inseridos diretamente no próprio aplicativo e não mais na interface da Play Store. Depois de cadastrado o cartão, os pagamentos seguintes serão automáticos até que o utilizador cancele a assinatura ou remova as informações de pagamento.
Outras empresas como Netflix e do Spotify, também removeram seus pagamentos por meio da Google Play Store, mas o método adotado pelo Tinder é inédito e quebra os termos de uso da plataforma, pois de acordo com as políticas do marketplace, todos os pagamentos realizados a aplicativos devem ser feitos por meio dos sistemas da própria Play Store (uma maneira de garantir que seja paga a taxa de 30% cobrada em todas as transações).
Fonte: Bloomberg