A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que até o fim da tarde desta terça feira (16) cerca de 620 mil pessoas se cadastraram no site “Não me perturbe”. O site foi desenvolvido pela Agência e permite ao consumidor pedir para não receber mais ligações de telemarketing de algumas empresas de telecomunicação (até o dia em que essa notícia foi ao ar era possível solicitar o bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo). No momento do cadastro, o consumidor pode escolher se quer bloquear uma ou todas as empresas. Infelizmente a lista não vale para outros serviços, como ligações de bancos e financeiras.
O cadastro nacional, criado pelas empresas do setor, ficou conhecido como lista de “não perturbe”. O site entrou no ar nesta terça.
Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), a plataforma recebeu durante o dia, em média, 13 mil acessos simultâneos, com pico superior a 40 mil acessos na parte da manhã e um pouco antes das 14h, o site estava sobrecarregado, o que dificultava a realização de novos cadastros. A mensagem exibida na página era a seguinte: “Devido ao excesso de usuários não foi possível incluir o seu registro, por favor tente novamente”.
O prazo para o bloqueio das ligações é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras que descumprirem a regra podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.
Como fazer?
Para solicitar o bloqueio, o usuário deve acessar o site e se cadastrar, criando um login (com e-mail) e uma senha.
Na sequência, terá de informar o CPF. Depois, basta cadastrar o número do telefone (celular ou fixo) que deseja bloquear – é possível cadastrar mais de uma linha e depois selecionar quais companhias quer bloquear.