A partir desta quarta-feira (17) o Instagram passou a não mostrar mais os números de curtidas e visualizações de vídeos das pessoas que o usuário segue. Essa medida faz parte de testes que ocultam tais estatísticas, de forma a evitar que as pessoas “sintam que estão em uma competição”.
É um experimento que já aconteceu neste ano no Canadá e, agora, é trazido também para o Brasil. Os usuários que tiverem a funcionalidade modificada serão informados assim que abrirem o aplicativo e verão os números de curtidas e outras estatísticas apenas no próprio perfil, mas não no de outros. A mudança não deve afetar as métricas, mas reduzir a pressão sobre a obtenção desses números.
De acordo com o Instagram, o objetivo dos testes é entender se uma mudança desse tipo poderia ajudar as pessoas a focarem menos nas curtidas e mais em contar suas próprias histórias e é por isso que a mudança é apenas de um teste, que atinge um número limitado de usuários e também tem duração estipulada.
Seria, entretanto, um conceito que poderia ser levado adiante pela rede social caso acredite que a mudança deu certo; sobre uma permanência desse tipo, entretanto, o Instagram não se pronunciou.
Esse novo sistema deixou muitos “influenciadores” preocupados, pois é esse tipo de métrica que eles apresentam para conseguir seus contratos.