Depois de mais de um ano do escândalo Cambridge Analytica, o Facebook finalmente foi punido com uma multa gigantesca.
Tudo começou em março do ano passado quando uma reportagem do The Guardian denunciou que a Cambridge Analytica usou um questionário para conseguir acesso a dados de mais de 87 milhões de usuários do Facebook sem seus consentimentos. Apurando essa denúncia o Federal Trade Comission (FTC) entrou com uma auditoria para analisar o caso. No total, o Brasil teve dados de 443 mil contas compartilhados pela Cambridge Analytica, o que representa 0,5% das informações totais. Os Estados Unidos tiveram 70 milhões de contas usadas, seguido de Filipinas (1,1 milhão) e Indonésia (1,09 milhão).
O caso demorou um ano mas chegou ao fim, e terminou com o Facebook sendo condenado pelo FTC a pagar US$ 5 bilhões por ter usado de maneira indevida informações de 87 milhões de usuários de sua rede social.
A sentença foi revelada na quarta-feira (24) em documento registrado pelo próprio FTC. Segundo o órgão, o Facebook falhou em proteger os dados de usuários de empresas terceirizadas e descumpriu leis ao mentir para usuários dizendo que o sistema de reconhecimento facial estaria desativado por padrão.
Segundo o órgão, o Facebook falhou em proteger os dados de usuários
Contudo, não é só quantia de US$ 5 bilhões que a empresa vai ter pagar. O órgão também fechou acordo de restrições de atuação e o Facebook agora passará trimestralmente por uma análise privada de novos serviços e produtos em desenvolvimento, com os resultados sendo apresentados ao CEO, Mark Zuckerberg, e a assessores e em relação a apps terceirizados na plataforma, agora é preciso certificação de uso e proposta de desenvolvedores, caso queiram acesso a dados de usuários da plataforma. Em contrapartida, o órgão não limita o quanto o Facebook pode permitir de acesso a apps parceiros.
O FTC emitiu um comunicado explicando a sanção:
“A ordem impõe um regime privado que inclui uma nova estrutura de governança corporativa, com prestações de conta individuais e corporativas com monitoramento de conformidade mais rigoroso. Esta abordagem aumenta consideravelmente a probabilidade de o Facebook estar em conformidade com a ordem. Se houver algum desvio, provavelmente será detectado e remediado de forma rápida”.
O Facebook respondeu à condenação em comunicado no seu blog:
“O acordo vai exigir uma mudança fundamental no modo como abordamos nosso trabalho e vai adicionar uma responsabilidade às pessoas que estão construindo nossos produtos em todos níveis da empresa. Isso marca uma mudança mais nítida em privacidade, em uma escala diferente de tudo que fizemos no passado”.
A empresa também terá de se acertar com investidores. O acordo prevê pagamento do Facebook ao Securities and Exchange Commission, órgão que regula movimentações e negociações financeiras no país, um total de US$ 100 milhões. O motivo é que a companhia falhou em informar o caso a seus investidores. Vale lembrar que a companhia tem um total de US$ 55 bilhões em receita anual.
Além do Facebook, claro, a Cambridge Analytica também seria colocada na sentença. Contudo, como a empresa declarou falência, a punição foi dividida entre o ex-CEO da companhia, Alexander Nix, e o desenvolvedor Aleksander Kogan, pois segundo o FTC, a empresa não teria somente pego dados de quem respondeu ao questionário, mas também de quem não teria participado da pesquisa.
Fonte: The Wahsington Post