Herói de Chernobyl comete suicídio após assistir a série da HBO sobre o desastre

Nagashibay Zhusupov

Aos 61 anos, Nagashibay Zhusupov, saltou do quinto andar

Nagashibay Zhusupov, que foi considerado um herói no desastre de Chernobyl, foi encontrado morto  por seus vizinhos, depois que tomou a decisão fatal de cometer suicídio. Aos 61 anos de idade, ele se jogou do telhado de seu prédio de cinco andares em Aktobe, no Cazaquistão em junho deste ano.

A decisão fatídica foi tomada após se emocionar ao assistir a série lançada pela HBO, onde é narrada, quase como um documentário, a história daquele 26 de abril de 1986 quando dois reatores nucleares explodiram, expelindo assim uma grande quantidade de radiação.

Ele foi um dos operários que fez a limpeza das áreas em torno do reator numero 4 e que ajudou a descontaminar Chernobyl (trabalhou na função de  “liquidador”, termo usado para se referir aos voluntários que ajudaram a limpar a usina) após a explosão em 1986.

Em uma entrevista que Nagashibay deu antes de sua morte, ele disse que o governo os levara para a usina nuclear sem lhes falar a verdade, já que ele era apenas um motorista de trator naquela ocasião.

Segundo alguns amigos de Zhusupov:

 “Nagashibay se sentiu enganado, porque foi um dos primeiros a chegar à usina nuclear de Chernobyl sem saber o que estava acontecendo”

Mais tarde, ele trabalhou no local de testes nucleares soviéticos em Semipalatinsk, uma área dentro do Cazaquistão que serviu como principal instalação de testes nucleares da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

“Nagashibay se sentiu enganado, porque foi um dos primeiros a chegar à usina nuclear”

Segundo sua família ele tirou a própria vida depois de assistir à série da HBO e relembrar os momentos dolorosos que vivenciou, se sentindo abandonado pelo governo do Cazaquistão. De acordo com as primeiras versões, Nagashibay Zhusupov, sofria de uma “grave depressão” pois nunca superou o fato que seu governo tenha deixado ele e alguns de seus companheiros no esquecimento, mesmo tendo sido condecorados como um herói naqueles dias. Os governos da Rússia, Ucrânia e Cazaquistão haviam distribuído moradias e aumentado as aposentadorias de muitos dos que trabalharam no desastre, mas Zhusupov não teve a mesma sorte.

Sua filha, Gaukhar, disse a imprensa que seu pai sofria de dores de cabeça severas e constantes por conta da exposição a radiação em 1986.

“Em várias ocasiões, ele havia desmaiava, e quando começamos a assistir à série da HBO, ele não conseguiu segurar as lágrimas. Lá, ele deve ter pensado em suicídio e, infelizmente, ele o fez.”

disse Gaukhar em entrevista.

Fonte: Jornal El Sol Del Mexico

Sair da versão mobile