Para quem não sabe, o Backup dos dados do WhatsApp no Google Drive está disponível desde 2015 (somente para usuários Android, pois clientes IOS tem que usar a nuvem da Apple). Essa funcionalidade é opcional e pode ser habilitada na área de configurações do aplicativo, onde é possível escolher entre backup diário, semanal e mensal. Ela é bastante prática, pois em caso de perda do aparelho é possível reestabelecer dos dados no novo aparelho, mas ocupava espaço no Google Drive do usuário, que inicialmente tinha 15 Gb disponíveis.
Agora o Facebook, proprietário do comunicador, chegou a um acordo com o Google e o espaço disponível será ilimitado para backup na plataforma de nuvem. Essa mudança passará a vigorar a partir do próximo dia 12 de novembro. Essa mudança foi anunciada pelo WhatsApp por meio da seção FAQ no seu site oficial.
Além dessa informação, o aplicativo também destaca em seu post que os backups que não tiverem atualização há mais de um ano serão removidos automaticamente do armazenamento do Google Drive a partir da mesma data. Para evitar a perda desses dados antigos, recomenda-se que seja feito mais um backup manual dos dados no WhatsApp antes de 12 de novembro de 2018.
Atenção: os dados armazenados não estarão protegidos pela criptografia do aplicativo.