Última atualização em 19 de agosto de 2016
KickassTorrents ou KAT, maior site de compartilhamento de arquivos torrent do mundo, (maior até que o The Pirate Bay), teve seu reinado interrompido nessa quarta-feira (dia 20 de junho) com a prisão do seu administrador Artem Vaulin, um ucraniano de 30 anos.
De acordo com autoridades americanas, Vaulin foi preso na Polônia ao ser identificado como dono do KAT. O site teria ajudado a movimentar mais de US$ 1 bilhão em pirataria desde que foi ao ar em meados de 2008. Nas operação uma conta bancária ligada ao ucraniano foi confiscada e com isso vários domínios do KAT saíram do ar, incluindo kickasstorrents.com, kat.ph, kickass.to, kickass.so e kat.cr.
Para fugir da lei, Vaulin confiava em servidores distribuídos pelo mundo e movia seus domínios conforme cada país conseguia artifícios jurídicos para retirar o domínio do ar.
Em entrevista À imprensa a promotora Leslie R. Caldwell, que pedirá a extradição de Vaulin para que ele responda por crimes de direitos autorais e lavagem de dinheiro, faz a seguinte afirmação:
Sua prisão na Polônia demonstra mais uma vez que cibercriminosos podem correr, mas não se esconder.
Para chegar até ele, os investigadores se passaram por anunciantes, a quem o ucraniano finalmente revelou a sua conta bancária. Eles também tiveram acesso a sua conta no iTunes a ao IP usado por ele para fazer login na página do KAT no Facebook.