O episódio trágico ocorreu em uma fábrica da Volkswagen em Baunatal, cidade da Alemanha, na segunda-feira (29). Um dos operários de 21 anos, que prestava serviço a uma empresa terceirizada pela montadora, foi esmagado contra uma placa de metal por um robô quando trabalhava na instalação do equipamento na linha de produção de motores elétricos.
O rapaz ainda foi socorrido no local, mas acabou morrendo em virtude dos ferimentos, no caminho para o hospital de Kassel (cidade próxima a Baunatal).
Acidentes com robôs são raros em fábricas dessa natureza, já que máquinas deste porte (sistemas que utilizam muita força) são usadas dentro de gaiolas de segurança e os trabalhadores não transitam nos setores onde elas são empregadas. Nesse acidente por exemplo, o outro funcionário que participava da instalação estava fora da gaiola de segurança e não foi atingido.
De acordo com as autoridades o problema foi ocasionado por falha humana e a montadora afirma que o robô não possuía problemas técnicos. A instalação, embora estivesse sendo feita dentro da fábrica da Volkswagen, ainda não havia sido entregue à empresa.