padronização de carregadores de celulares atrapalha comércio, consumidores e inovação

Padronização de Carregadores Celulares

Como tudo o que é discutido por pessoas que não convivem intensamente na área, a padronização de carregadores de celulares que entrou em debate na terça-feira (16) na Câmara dos Deputados tem grandes chances de criar obstáculos ao comércio, prejuízos aos usuários e violar direitos de propriedade intelectual (já que algumas empresas como Motorola e Apple tem patentes de seus conectores), isso segundo o superintendente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vitor de Oliveira Menezes, que participou de audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática para discutir o PL 32/15, que padroniza a interface dos carregadores de telefone celulares.

De acordo com o executivo, existe na medida um grande risco de violação dos tratados firmados pelo Brasil na Organização Mundial de Comércio (OMC), em especial sobre barreiras técnicas (TBT), já que o acordo considera barreira ao livre comércio a adoção de regulamentos que dificultem o acesso a mercados.

Para Vitor de Oliveira Menezes, da Anatel, a padronização de carregadores pode desestimular a inovação tecnológica, abolindo possíveis novos formatos de carregadores mais rápidos, carregamento sem fio, bateria solar, etc.

O projeto de PL 32/15, do deputado Sergio Vidigal (PDT-ES), prevê multa de até R$ 1 milhão para o fabricante que fabricar ou comercializar celulares fora de padrão. Pelo texto, caberá à Anatel definir o modelo de carregador a ser adotado por todos os fabricantes.

Opinião do Editor
Como aconteceu com a padronização de tomadas (algumas pessoas técnicas e intelectuais falam que foi uma medida boa e necessária, só que na prática acabamos tomando prejuízos tendo que trocar todas as tomadas da casa, comprar adaptadores, modificar aparelhos antigos, etc para não obter beneficio nenhum) essa nova medida de imposição irá atrapalhar mais do que ajudar. É uma proposta é desnecessária já que mais de 90% dos equiapamentos comercializados são intercambiáveis por meio do conector micro USB).
Sair da versão mobile