A Microsoft anunciou na terça-feira que a sua assistente digital Cortana será disponibilizada para o Sistema Operacional Android a partir do mês que vem. Apesar da boa novidade, o software chegará com algumas restrições.
As restrições citadas pela empresa são de que a Cortana só terá suporte para o português em 2016 e que as versões para Android e IOS terão algumas funcionalidades a menos que a desenvolvida para os dispositivos com Windows 10, pois o objetivo da Microsoft ao universalizar essa ferramenta é integrar todas as plataformas ao software chamado Phone Companion, responsável pela sincronização de todos dispositivos móveis com o PC que utilize Windows 10.
Aproveitando a onda de anúncios, a empresa também afirmou que a Cortana chegará ao seu console Xbox One ainda este ano (provavelmente perto de dezembro), com a clara finalidade de reduzir o uso do acessório Kinect.
Segundo Larry “Major Nelson” Hryb, a nova interface com a assistente será construída para complementar a experiência oferecida pelo Windows 10. Embora mantenha as abas do Xbox One, a novidade facilita a realização de processos e permitirá que o jogador encontre o que quer de maneira mais rápida. Ela vai concentrar os jogos recentes em sua página principal, e a seção dedicada a amigos vai se transformar no campo “Comunidades”, no qual vão ser concentrados atividades, listas de jogos populares e conteúdos compartilhados pela comunidade.
A Microsoft também criou uma nova barra lateral que pode ser acessada a qualquer momento e que incorpora um conjunto de recursos úteis como sua lista de amigos ativos e controles de volume. Essa área vai ser complementada pelo Cortana, que vai se mostrar mais inteligente e robusto que as soluções oferecidas atualmente pelo Kinect.
A microsoft não comentou a data de lançamento dos aplicativos e nem quando a Cortana será lançada para o iOS.