Hoje existem praticamente 3 assistentes pessoais brigando lado a lado pela preferência dos usuários de smartphones: a Siri, o Google Now e a Cortana. Todas as 3 trabalham com a comparação de palavras chaves reconhecidas nas frases do usuário que depois de inseridas no contexto da frase toda geram uma ação pelo aplicativo.
A empresa SoundHound (muito conhecida no ramo musical pelo seu programa homônimo que descobre dados sobre a música que está sendo tocada) está finalisando seu novo assistente de voz, o Hound, aplicativo não baseado em palavras chaves, mas sim em linguagem natural.
De acordo com a empresa ela vem trabalhando há 10 anos nesse aplicativo e sua meta não é apenas apresentar uma nova assistente virtual, mas sim fornecer uma solução capaz de entender linguagem natural e lidar com questões bem complexas sem ter que depender de chavões, liberando o seu usuário de precisar usar frases definidas e dados precisos para receber as informações desejadas, como acontece nos aplicativos concorrentes. Por exemplo: é possível perguntar para o Hound qual a linha de ônibus que você pega para ir de Copacabana a Barra da Tijuca, que passe pelo Barra Shopping e que custe acima de 5 reais, ele irá “se virar” para buscar a resposta para você, muitas das vezes criando várias consultas a diferentes bancos de dados e cruzando as informações.
Durante a demonstração oficial o fundador da SoundHound Keyvan Mohajer pediu a população da capital do país onde fica o Space Needle e o Hound retornou precisamente a população de Washington D.C.
Por enquanto o Hound entende apenas inglês e só está disponível para Android e em fase de testes fechado. O download está restrito aos EUA, e é preciso pedir um código de ativação a SoundHound para utilizá-lo.
Veja o Hound funcionando: