Criador do site criminoso Silk Road pega prisão perpétua

Ross Ulbricht

[pullquote]Foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua sem liberdade condicional.[/pullquote]O fundador do site Silk Road, que atuava no ramo de venda de drogas, contrato de assassinos e outros tipos de crimes, Ross Ulbritch, acusado de ser líder de uma organização criminosa (uma acusação geralmente reservada aos chefes da máfia) foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua sem liberdade condicional pela juíza de Nova York Katharine B. Forrest (de acordo com a lei norte-americana, a pena por esse tipo de crime não deve ser menor que 20 anos de prisão). Ele tinha sido declarado culpado em fevereiro passado por lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e estava aguardando a sentença.
Ulbricht, que atualmente tem 31 anos, criou o site em 2011. Conhecido como “Amazon das drogas”, o site estava presente na Deep Web e só podia ser acessado por meio de um navegador chamado Onion. A loja permitia adquirir heroína, cocaína, LSD e outras coisas ilegais, como documentos falsos ou realizar contratos com todos os tipos de criminoso, mediante o pagamento via moeda virtual bitcoin para garantir o anonimato dos envolvidos. Segundo a acusação, Ulbricht acumulou uma fortuna de cerca de 18 milhões de euros durante essa operação.

Katharine B. Forrest antes de proferir a sentença deu a seguinte declaração:

“O que você fez não tem precedentes. E sendo a primeira pessoa a ultrapassar essa linha, sentou neste tribunal como réu e tem de suportar as consequências de seus atos”

Os advogados de Ulbricht irão recorrer da sentença.

Opinião do editor
A justiça americana é implacável com criminosos de todos os tipos, não levando em consideração aparência, instrução, dinheiro ou fama do réu. Aqui no Brasil ele iria pegar alguns meses de prisão e sairia direto da cela para algum programa sensacionalista de domingo para ganhar cachê e passar suas experiências para o público. Ele tem que dar graças a Deus por não ter sido preso na indonésia.
Sair da versão mobile