[pullquote]O Google ainda não menciona a versão M diretamente, mas o site especializado em notícias 9to5Google encontrou uma citação em uma parte da agenda do evento.[/pullquote]A próxima atualização do sistema operacional Android, ainda sem nove (é apelidada de Android M), deverá ser anunciado oficialmente ainda este mês. Especula-se que a Google irá anunciar os detalhes da nova versão do seu sistema móvel o Google I/O, evento da empresa voltado para desenvolvedores de aplicações para seus sistemas operacionais e a imprensa especializada no assunto, com data marcada para ser realizado nos dias 28 e 29 de maio, em São Francisco (EUA).
O Google ainda não menciona a versão M diretamente, mas o site especializado em notícias 9to5Google encontrou uma citação em uma parte da agenda do evento que cita o Android For Work. O trecho do texto afirma que:
“Android M levará o Android para todos os tipos de ambientes de trabalho. Isso abre enormes novos mercados para centenas de milhões de dispositivos para trabalhadores de empresas de pequeno porte”.
O rumor ganhou força nesta quarta-feira (6), quando a informação de uma palestra de apresentação do Android M apareceu na agenda oficial do evento, e logo foi retirada do ar.
Para a nova versão do sistema são esperadas várias melhorias, como maior integração com o Android Wear, melhor gerenciamento de bateria e funções manuais para câmera. Outra expectativa é que o Android M seja finalmente focado no mundo corporativo.
Outro recursos esperados para o novo Android são:
- “Voice Access”, com comandos de voz para permitir realizar uma utilização “sem uso das mãos” nos celulares com Android, pois o modelo atual (Google Now) é bem limitado a alguns aplicativos e poucos comandos estabelecidos;
- Novidades para o “Android for Work”;
- As melhorias no Material Design;
- A adoção da realidade virtual na plataforma.
O Android Wear, sistema do Google para dispositivos vestíveis, terá uma atenção especial no evento, e os desenvolvedores esperam que a Google anuncie a futura possibilidade de conexão com a redes Wi-Fi. Com o lançamento do Apple Watch, o mundo voltou-se para os relógios inteligentes (só no primeiro dia de vendas o relógio o Apple Watch vendeu mais do que todos os Smart watches com Android venderam em um ano) e essa é a oportunidade para a empresa emplacar seu produto que mesmo prometendo muito, ainda não tinha empolgado os clientes.
Também teremos um como destaque na Google I/O os software para smart TVs. O Android TV foi anunciado na conferência de 2014 e é possível que o sistema ganhe updates e ainda mais integração com as outras plataformas da empresa.
Além dessas novidades ainda esperamos que tecnologias como o Android Auto (sistema para integrar smartphones e automóveis), Project Ara (Smartphone modular do Google), as parcerias para o desenvolvimento da nova versão do Google Glass.