Pode acontecer com aquele carro antigo ou com seu zero. Esqueceu algum item ligado, deixou o carro muito tempo parado durante uma viagem, a bateria esta ruim, etc. Não levando em consideração o motivo, existe duas formas de fazer o carro voltar a andar: Acionar um reboque para conduzir o carro até uma oficina ou realizar a famosa “chupeta”, que é ligar a bateria descarregada a uma completa de outro veículo, o tempo suficiente para que seu carro possa dar partida (já que o dínamo terminará o processo de carga da bateria “arriada”).
Para fazer uma chupeta no seu carro você vai precisar de um carro auxiliar com a bateria cheia e cabos elétricos para corrente alta, de cores diferentes (vermelho e preto).
- Antes de começar, posicione um carro próximo do outro e desligue tudo o que consumir energia nos dois carros.
- Ligue as baterias uma na outra: com o cabo vermelho ligue primeiro o polo positivo (+) da bateria descarregada com o positivo (+) da cheia e depois negativo (-) da bateria descarregada com negativo (-) da carregada. Para saber qual é qual, é só olhar os símbolos na bateria do seu carro.
- Ligue o carro que está com a bateria cheia. Não será preciso aguardar até que a bateria carregue. Após uns 2 minutos faça um teste no carro descarregado. Se der a partida, DESLIGUEO CARRO COM A BATERIA RESERVA e o desconecte do seu, primeiro o cabo dos polos negativos (preto) e depois o dos positivos (vermelho), e assim já pode movimentar o carro, mais não o desligue até que a bateria volta e estar plena. Se não ligar espere mais 10 minutos para a próxima tentativa e se não funcionar, desfaça o procedimento e aguarde um mecânico.
Observação importante: Nunca deixe o cabo positivo encostar nas peças metálicas dos carros, pois pode provocar curto-circuito. FAÇA O PROCEDIMENTO COMO ESTÁ DESCRITO ACIMA, nunca inverta os polos, pois vai danificar os dois veículos e pode causar um incêndio!
[textbox id=”info” caption=”Opinião do editor”]Nunca dê o famoso “tranco” no carro (empurrar o carro e soltar a embreagem quando estiver “embalado”). Algumas vezes pode não acontecer nada, mas você pode danificar a correia dentada, a cremalheira e outros itens, principalmente da transmissão, sem contar que pode circular combustível não queimado nas peças do carro, danificando itens extremamente caros. [/stextbox]