Quem não se lembra das placas de rede e fax modem da francesa Lucent? Pois a finlandesa Nokia está em negociações com a empresa Francesa fabricante de equipamentos de telecomunicações Alcatel-Lucent para uma suposta junção. De acordo com as partes envolvidas as discussões estão “avançadas” mais não necessariamente podem resultar em acordo.[pullquote]A finlandesa Nokia está em negociações com a empresa Francesa Alcatel-Lucent para uma suposta junção. De acordo com as partes envolvidas as discussões estão avançadas.[/pullquote]
Mesmo longe do mercado de smartphones a Nokia continua como uma das maiores empresas de rede do mundo, e pretende aumentar ainda mais sua participação no mercado. O anúncio da negociação foi feito por ambas as empresas nesta terça-feira (14), e se for firmado resultará no fortalecimento do conjunto para tentar alcançar as líderes Ericsson (Suécia) e Huawei (China). Um dos interesses da Nokia é de expandir sua presença para o mercado norte-americano, onde atualmente a Alcatel-Lucent é uma das maiores fornecedoras das operadoras de telefonia móvel AT&T e Verizon.
Mais nem tudo podem estar definido, pois existem alguns fatores podem impossibilitar a junção: o governo francês pode não aprovar a negociação numa tentativa de proteger empregos no setor (aquisições desse porte tem histórico de grandes quantidades de demissões), e dado o tamanho que empresa irá possuir existe a necessidade de aprovação de inúmeros órgãos ao redor do mundo, procedimentos delicados que podem ser embargados caso algum deles decidir que a junção configura algum tipo de tentativa de monopolizar o mercado ou de prejudicar os clientes.