Última atualização em 14 de abril de 2015
Hoje a Microsoft comemora 40 anos. Para celebrar a data Bill Gates enviou um email para seus funcionários relembrando os ideais que transformaram a pequena empresa na terceira maior companhia do mundo. O carro chefe da companhia, o sistema operacional Windows, está presente em cerca de 90% de todos os computadores do mundo.
O executivo deixou o comando da Microsoft em 2000, sendo substituído por Steve Ballmer, (que no ano passado passou o cargo para Satya Nadella). Hoje, Gates continua trabalhando na companhia, como assessor técnico e ocupa seu tempo trabalhando junto com sua esposa voltada a filantropia.
Um pouco da Microsoft
Foi em 4 de Abril de 1975 que Bill Gates e Paul Allen deram início a um projeto que resultou na Microsoft. Ela começou como uma pequena empresa, mas os inventores tinham uma enorme visão: iriam colocar um computador em cada casa.
Em 1979 a empresa conseguiu criar uma parceira com a IBM e em 1981, a Microsoft começou a trabalhar no Windows, lançando sua primeira versão em 1985. De lá pra cá a empresa se tornou a 3 maior do mundo, atrás apenas da Apple (na verdade praticamente empatadas) e da Exxon Mobil (petróleo).
Tradução da carta de Bill Gates sobre os 40 anos da Microsoft:
“Amanhã é um dia especial: o aniversário de 40 anos da Microsoft. No início, Paul Allen e eu almejamos o objetivo de um computador em cada mesa e em cada casa. Era uma ideia ousada e muita gente pensou que estivéssemos malucos em imaginar que isso seria possível. É incrível pensar em quão longe a computação chegou desde então, e podemos todos nos orgulhar pelo papel desempenhado pela Microsoft nessa revolução.
Hoje, porém, estou pensando muito mais sobre o futuro da Microsoft do que em seu passado. Eu acredito que a computação evoluirá mais rapidamente nos próximos 10 anos do que jamais fez antes. Nós já vivemos num mundo multiplataforma, e a computação se tornará ainda mais presente. Estamos próximos do ponto em que computadores e robôs serão capazes de ver, se movimentar e interagir naturalmente, criando novas aplicações e dando ainda mais poder às pessoas.
Sob a liderança do Satya, a Microsoft está melhor posicionada do que jamais foi para iniciar esses avanços. Temos os recursos para conduzir e resolver problemas difíceis. Estamos engajados em cada faceta da computação moderna e temos o comprometimento de pesquisa mais profundo na indústria. Em meu papel como conselheiro técnico do Satya, tenho de analisar produtos e eu estou impressionado pela visão e talento que vejo. O resultado é evidente em produtos como Cortana, Skype Translator e HoloLens – e essas são apenas algumas das muitas inovações que estão a caminho.
Nos próximos anos, a Microsoft tem a oportunidade de atender ainda mais pessoas e organizações pelo mundo. A tecnologia ainda está fora do alcance para muitas pessoas, porque é complexa ou cara, ou eles simplesmente não têm acesso. Então eu espero que você pense no que pode fazer para tornar o poder da tecnologia acessível a todos, para conectar as pessoas umas às outras e fazer a computação pessoal estar disponível em todos os lugares, enquanto a noção do que um PC proporciona se encaminha a todos os dispositivos.
Nós realizamos muitas coisas juntos durante nossos primeiros 40 anos e demos poderes a inúmeras empresas e pessoas para que atinjam seu potencial completo. Mas o que importa mais agora é o que faremos a seguir. Obrigado por ajudar a fazer da Microsoft uma companhia fantástica agora e para as décadas que estão por vir.”