Um dos lançamentos mais impressionantes no ramo da impressão 3D foram as “canetas 3D” 3Doodler e Lix Pen. A primeira desenvolvida foi a 3Doodler. Elas são impressoras 3D portáteis no formato de uma caneta que elimina progressivamente um fio de plástico ABS quente, que vai esfriando ao entrar em contato com o ar e pode ser usada para criar diversos objetos, desenhados a mão pelo artista.
Inspirando-se na 3Doodler, designers e engenheiros britânicos criaram em 2014 uma versão mais portátil e eficiente chamada Lix Pen, que conquistou a comunidade do Kickstarter e atingiu sua meta de financiamento coletivo em apenas duas horas de exposição no site de crowdfund.
Lix Pen é bem menor que a 3Doodler, pesando apenas pesa 40g em um corpo de alumínio com 14 mm de diâmetro. Assim como 3Doodler, ela consegue desenhar objetos no ar usando plástico, mas com uma precisão muito maior devido ao seu design compacto. Ela parece mesmo uma caneta, com a diferença de que em seu corpo vemos pequenos LEDs indicando a quantidade de carga da bateria e dois botões que controlam o fio de plástico durante o uso.
Outro fator que dá vantagem operacional a Lix Pen é que ela é carregada a partir da porta USB, diferente da sua concorrente que precisa de um ponto de energia comum para realizar sua carga. O produto é destinado a profissionais que precisam criar protótipos rápidos de seus produtos, como designers, estilistas e arquitetos.
Uma das poucas limitações da caneta a criatividade do design é o trabalho com objetos curvos, pois como não existe uma base até que o fio se solidifique é necessário que seja traçado sobre um molde curvilíneo para que o fio de plástico possa contorná-lo até endurecer.
A fase de crowdfund já encerrou e ela está em fabricação, mais em breve poderá ser encomendada na pré-venda disponível no site do fabricante https://lixpen.com por US$ 140,00.
(é possível comprar uma réplica que funciona usando tinta convencional por US$ 60, só que só desenha em 2D mesmo).
Veja o vídeo de como funciona a caneta: