[pullquote]A DC Comics cancelou a capa da HQ Batgirl nº 41 desenhada pelo brasileiro Rafael Albuquerque, onde o Coringa aparece “rendendo” a Batgirl com uma faca.[/pullquote]Mês passado (março) a DC Comics cancelou uma das capas alternativas da edição de Batgirl de nº 41, após pesadas críticas da comunidade. Depois do caso com as capas de Milo Manara na Marvel com uma variação sensual da Mulher Aranha, dessa vez o problema foi com a capa da HQ Batgirl nº 41 desenhada pelo brasileiro Rafael Albuquerque, onde o Coringa aparece “rendendo” a Batgirl com uma faca, usando seu conhecido chapéu roxo, em referencia a clássica HQ de Alan Moore e Brian Bolland, Batman – A Piada Mortal. Nos quadrinhos, escritos em 1988, o Coringa invade a casa do Comissário Gordon e atira em sua filha Bárbara, deixando-a paralítica.
Muitos acharam que a imagem poderia de alguma forma incentivar a violência e ao abuso sexual, criando uma um ambiente negativo em torno do trabalho e de acordo com sites especializados em quadrinhos, o cancelamento se deu a pedido do próprio Rafael, que deu a seguinte declaração:
“Minha capa variante da Batgirl foi criada para homenagear um quadrinho que eu admiro muito e sei que é uma das favoritas de muitos fãs. A Piada Mortal faz parte do cânone da personagem e, artisticamente, não pude evitar retratar a traumática relação entre Bárbara Gordon e o Coringa”.
A capa que foi cancelada é uma das diversas capas feitas por vários artistas para homenagear os 75 anos do personagem Coringa, um dos vilões mais icônicos dos quadrinhos. E segundo a editora, mesmo sendo uma homenagem a “Piada Mortal”, a capa foge a proposta da revista (segundo a editora: inconsistente com o conteúdo), por apresentar ameaças de violência a mulher.