No dia 9 de março, a Google liberou oficialmente a atualização de seu novo sistema, o Android 5, batizado de Lollipop. No novo Android 5.1 não houveram grandes mudanças pois trata-se de uma atualização (update) de correção de problemas (bugs), otimização de desempenho, estabilidade e de apresentação de algumas melhorias no uso do sistema operacional.
Em destaque ficou o suporte melhorado para vários SIM cards, aprimoramento em chamadas de voz em alta definição, também chamadas de HD e um novo sistema de proteção do dispositivo em caso de perda ou roubo do aparelho.[pullquote]Em destaque ficou o suporte melhorado para vários SIM cards, aprimoramento em chamadas de voz em alta definição (também chamadas de HD) e um novo sistema de proteção do dispositivo em caso de perda ou roubo do aparelho.[/pullquote]
Essa atualização é muito esperada pelos usuários que utilizam aparelhos dual chip e que agora podem aguardar a possiblidade do sistema em seu aparelho (isso vai depender do fabricante, pois a Google só atualiza a linha Nexus, mais é melhor ter a expectativa de atualização do que a certeza de não possuir tal possibilidade). Também foi trabalhado o sistema de voz em alta definição ou HD que, se o aparelho possuir tal funcionalidade (atualmente só o Nexus 6 da T-Mobile ou Verizon), vai tornam as chamadas mais limpas, reduzindo o ruído ambiente. Já a nova funcionalidade de proteção traz uma mudança no sistema de desbloqueio do aparelho: ele só será desbloqueado se o proprietário entrar com sua senha ou seus dados do google, e mesmo que ele seja reiniciado ou a pessoa que o achou tente fazê-lo retornar ao estado original de fábrica não passará da tela de desbloqueio. Vale lembrar que esse último item citado só estará disponível para os aparelhos novos, que são fabricados a partir do Android 5.1 além dos Nexus 6 e 9. Mesmo atualizando, os aparelhos atuais não herdarão essa funcionalidade (talvez por ser implementada em conjunto com novo hardware).
Algumas melhorias:
- Introdução do modo silencioso;
- Melhor gerenciamento de memória RAM (principalmente em 64 bits);
- Correção de “crashs” em alguns aplicativos;
- Melhoria da gestão da bateria;
- Correção do consumo excessivo de bateria quando em rede wi-fi;
- Correção do problema com conexões sem fio;
- Correção do problema com a função “Ok Google”;
- Melhoria das notificações;
- Correção de bugs no som;
- Melhor acesso para ativar/desativar as conexões Wi-Fi e Bluetooth.
A atualização estará disponível para os aparelhos Nexus novos a partir do dia 10 e para os demais aparelhos de acordo com o cronograma do fabricante.