Apple se desentende com Comcast e planeja criar seu próprio serviço de TV por assinatura

Apple programa TV

De acordo como o jornal americano “The Wall Street Journal” a Apple encerrou suas negociações com a Comcast (proprietária da Universal Studios e NBC) esta iniciando negociações com emissoras americanas para finalmente lançar seu aguardado serviço de TV por assinatura, talvez ainda no segundo semestre deste ano.

Em 2014 Apple e Comcast estavam conversando sobre montar uma parceria tão forte que fizeram as ações da empresa de streaming Netflix despencar quase 8 por cento no dia em que as negociações foram anunciadas. A nova parceira iria inclusive criar uma tráfego exclusivo de dados para streaming de vídeo entre os servidores da Comcast e os usuários finais, sem passar pela rede de dados da empresa. Talvez o acordo não tenha ido para frente pelo fato da Apple decidir usar seus próprios recursos para oferecer o produto, pois inicialmente o acordo previa uma “setup box” que receberia o sinal da Comcast na residência do cliente.

Quem é a Comcast?
A Comcast Corporation, ou NBCU, sediada na Filadélfia, Pensilvânia (Estados Unidos da América), é actuamente o maior grupo de mídia do mundo. Tem cerca de 49,8 milhões clientes a cabo, internet e telefone. Já com 40 anos de existência, a Comcast e dona da empresa NBC Universal.

Comcast possui duas emissoras de TV, 26 canais de televisão, 20 canais a de TV a cabo, vários estúdios de produção, destacando a Universal Studios), duas grandes arenas esportivas na Filadélfia e é acionista da equipe de hóquei no gelo profissional Philadelphia Flyers.


A empresa de Tim Cook já possui um serviço de TV muito bem visto pelos seus clientes, que é oferecido a quem possui o dispositivo Apple TV, mais agora iria oferecer o pacote completo, com novos canais e diversas outras atrações. Negociações estão ocorrendo paralelamente com empresas fortes no ramo como Disney, CBS e Twenty-First Century Fox, além de canais específicos como ESPN e FX, deixando de fora os canais pequenos que normalmente fazem parte dos pacotes disponíveis nos EUA.[pullquote]Apple esta iniciando negociações com emissoras americanas para finalmente lançar seu aguardado serviço de televisão por assinatura, talvez ainda no segundo semestre deste ano.[/pullquote]Ao todo serão 25 canais, e os canais estariam disponíveis inicialmente para IOS (iPhones, iPads e Apple TV), podendo até mesmo se estender para outros dispositivos pois expansão é uma das metas de Tim Cook. Se tudo correr como especula o “The Wall Street Journal “o valor da assinatura iria variar entre US$ 30 e US$ 40 e o serviço seria anunciado já em junho (com inicio das operações em setembro).

Na semana passada, o diretor da HBO, Richard Pleper, anunciou a uma parceria com a Apple para início do novo serviço HBO Now, que estaria disponível nos EUA por US$ 14,99 mensais já pegando carona na nova temporada do premiadíssimo “Game of Thrones” (em Abril).

Opinião do Editor
Apple está entrando com força em todas as áreas de mídia dos Estados Unidos. Depois dos telefones, da música e dos computadores ela começa a namorar a televisão e planejar o novo modo como as pessoas irão assistir TV nos próximos anos. Pena que a parceira, agora, com a Comcast não tenha rendido frutos, pois a Universal não é um nome que se pode descartar.

A Nintendo, quando estava em alta, acabou com a parceria com a Sony na produção de seu aparelho de CD para o vídeo game Super Nintendo, pois decidiu produzir seu próprio dispositivo de nova geração. Resultado: Sony acreditou no projeto e revolucionou o mundo do entretenimento com o Playstation.

Sair da versão mobile